O assunto relacionado a como fazer marketing de conteúdo é amplamente comentado na atualidade, mas não sabemos muito bem como explorá-lo em alguns momentos, não é mesmo? 

Isso porque, o marketing digital é uma verdadeira caixinha cheia de oportunidades, para que possamos explorar o máximo possível e, assim, adentrarmos no que faz sentido para o nosso negócio, para a nossa empresa e para a nossa marca, porém, nem sempre dá certo.

O processo de estudar e o processo de saber aplicar o que foi estudado, com boas estratégias, são maneiras distintas, afinal, prática e teoria andam lado a lado, mas não são a mesma coisa, não é verdade? 

Por isso, é fundamental estudar o que é o marketing de conteúdo, mas ter em mente também como colocá-lo para funcionar quando for a hora.

Então, se você quer saber mais informações sobre esse assunto, já leia o artigo completo e não fique mais perdido na criação de conteúdos de qualidade! Venha conosco e saiba mais.

Como Fazer Marketing De Conteudo

Como fazer marketing de conteúdo? Entenda o que é

O artigo será mais relacionado à como fazer marketing de conteúdo efetivamente, mas nada impede que possamos entender, de modo mais aprofundado, o que é o marketing de conteúdo e porque, diferentemente dos outros, ele possui esse nome e essa importância, certo?

Dessa forma, sabe-se que o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que dialoga com os outros tipos de técnicas. Porém, essa em específico tem com o objetivo de criar e compartilhar conteúdos que tenham qualidade, que sejam relevantes e que passem uma ideia de valor para atrair e fidelizar possíveis clientes. 

Logo, o ideal é que essa produção de conteúdo seja bem fiel às dores do público-alvo, considerando que eles precisam sentir que a sua marca é o que falta na vida deles.

Os conteúdos são diversos e podem se adaptar às mais distintas plataformas, usuários e formas de veiculação.

Você pode explorar os textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e tantos outros métodos que tocam diretamente no ponto que o seu público deseja ouvir, sempre prevalecendo a sua autoridade, passando credibilidade e confiança aos que serão seus clientes futuramente. 

Para que serve o marketing de conteúdo?

Você pode estar se perguntando para que serve o marketing de conteúdo e por que é preciso aprender a fazê-lo, até porque, é só criar conteúdo. Bom, não é bem assim! 

A principal diferenciação do marketing de conteúdo, que o faz ser tão importante, é proporcionar um engajamento de qualidade, que levantará a sua rede de clientes que se identificam com o seu propósito. Ou seja: não serão apenas números de seguidores que te acompanham, mas não te apoiam.

Serão verdadeiros e fiéis clientes, o que muda tudo! engajar e crescer a rede de clientes.

Portanto, compreende-se como uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade da marca, sem deixar de lado uma boa interação com o público, a qual irá nutrir a base de leads, evitará custos desnecessários, aumentará a confiança do público e até irá melhorar a experiência pós-venda, que é essencial de ser cuidada para que os clientes retornem e divulguem a sua marca por vontade própria.

7 estratégias de como fazer marketing de conteúdo

Depois de compreender mais sobre a importância do marketing de conteúdo e o que ele é, de fato, que tal entender como fazer marketing de conteúdo? Separamos 7 dicas principais para te guiar nessa nova jornada de conhecimento. Dê só uma olhada:

O marketing de conteúdo deve se concentrar no cliente, e não na venda do produto

Para começar, tenha em mente uma premissa sobre como fazer marketing de conteúdo: para ele ser eficaz, sempre deve começar a partir da pergunta e da dúvida do cliente, e não do que você quer dizer ou gostaria de veicular.

Não é sobre você e o seu produto, mas, sim, sobre a dor do cliente.

Dessa forma, o conteúdo deve informar e anunciar, sem pretensão estampada de vender, pois esse tipo de marketing digital não tem caráter invasivo.

O verdadeiro conteúdo, aquele bem feito, é útil sem precisar “empurrar” nada para ser comprado.

Responda as dúvidas principais dos seus clientes

Sabe quando temos uma dúvida e queremos uma resposta imediata? Pesquisamos no Google e logo recorremos para os artigos que nos respondem de modo completo e sem enrolações, certo?

Tenha essa mesma lógica para a criação dos seus conteúdos.

Por exemplo: a sua marca é sobre produtos naturais, livres de parabenos, ou seja, os famosos cosméticos frees? Então, esclareça as principais dúvidas desse nicho, porque este grupo se sentirá representado e, mesmo que você não esteja vendendo, estará cativando a audiência. 

Utilize palavras-chaves e termos que façam sentido e que estão em alta

Para que um conteúdo tenha uma boa propagação, as palavras-chaves precisam ser utilizadas, assim como os termos específicos do seu assunto.

Logo, não adianta pensar em um conteúdo genérico se você não abordar aquilo que as pessoas desejam ler, com palavras que despertem gatilhos persuasivos.

Uma boa ideia é pesquisar sinônimos e quais são os termos mais pesquisados pelas pessoas no Google. Você pode, por exemplo, acessar o Google Trends e ver o que está em alta de ser dito, além de buscar nas páginas similares a sua o que estão comentando.

Invista em conteúdos não perecíveis

Nesse sentido, essa é uma dica que quase não se fala, mas é fundamental para, inclusive, evitar que você desperdice tempo e dinheiro: crie conteúdos não perecíveis.

O processo de como fazer marketing de conteúdo engloba criar produções atemporais, de preferência.

É claro que você deve focar nas tendências, mas faça algo que, daqui 6 meses, ainda faça sentido para a sua marca e para quem está te conhecendo agora. Isso fará a diferença!

Marketing de conteúdo: esteja no espaço em que o seu público-alvo está

A moda da vez é o Instagram, mas isso significa que você deve estar apenas lá? A resposta é não! É preciso estar, majoritariamente, onde o seu público está.

Às vezes, a sua marca é voltada para pessoas mais jovens, então aposte no Tik Tok. Outras vezes, porém, você deve dialogar com um público mais empresarial, o que quer dizer que plataformas de currículos são boas apostas. 

Estude o seu público, a sua persona e todos os estereótipos que os formam, para que você invista tempo e dinheiro no que faz sentido para a sua realidade.

Crie conteúdos diversos para cada tipo de cliente

Você sabia que existem diferentes tipos de cliente? Existem cerca de 9 tipos de clientes, dentre eles os seguintes:

Não se prenda em agradar a todos, mas busque fazer conteúdos menos nichados, que conseguem dialogar com as múltiplas personalidades humanas. A confiança e a credibilidade da sua empresa serão ainda mais bem avaliadas.

Mantenha a constância com qualidade em todas as plataformas e se adapte a elas

Por fim, ao mesmo tempo em que estudar sobre como fazer marketing de conteúdo envolve estar mais presente na plataforma que os usuários estão, não significa que você não deve se desenvolver nas demais.

Como dito no início, os conteúdos são diversos e podem ser feitos em diferentes formatos. 

Por isso, faça vídeos longos e curtos, posts maiores e menores, apareça em stories e na timeline do Tik Tok… estude os canais de comunicação e use eles ao seu favor, garantindo o maior alcance e visibilidade possível que você precisar e desejar.

E então? Viu como pode ser simples aprender a como fazer marketing de conteúdo? Apesar de parecer complexo, com dedicação e esforço contínuo, o resultado pode ser bastante satisfatório e a sua marca pode crescer de modo exponencial!

Agradecemos a sua leitura até aqui e, caso deseje aprender mais sobre o universo do marketing digital, não se esqueça de continuar navegando pelos nossos posts do blog, que abordam estratégias de SEO, marketing de resultados, gestão de redes sociais e muito mais! Não deixe de conferir e até a próxima, hem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *