O marketing de conteúdo, uma técnica cada vez mais em alta no mundo do marketing digital, consiste no fato de que os produtores de conteúdo devem visar o engajamento do seu público-alvo através de uma veiculação de informações que sejam úteis e relevantes para os consumidores daquela da produção, de modo a gerar valor e atrair a audiência.

No entanto, para isso, é preciso entender melhor sobre a estratégia do marketing de conteúdo.

Assim, a partir desse método, você consegue, com a eficiência e a rapidez que deseja, atrair novos consumidores, fortalecer no imaginário dos usuários a sua marca, fidelizar seus clientes, converter leads em clientes, aumentar sua receita no final do mês e tantos outros benefícios.

Para ficar por dentro do assunto e compreender de vez todas as estratégias, fique de olho nas informações abaixo.

Estratégia de marketing de conteúdo: crie um blog para a sua marca

Esse nosso artigo será bem prático, ensinando a aplicar a teoria de modo assertivo, utilizando a melhor estratégia de marketing de conteúdo conforme fizer sentido para você.

Sendo assim, o nosso primeiro ensinamento para criar um conteúdo no meio do marketing que faça sentido e seja um conteúdo de valor tem a ver com a criação de um blog.

Muitos não acham que blogs e sites são itens do passado, mas eles são canais de comunicação com grande potencial para criação de bons conteúdos.

Dessa forma, com a criação de um blog, você aumenta, e muito, sua audiência, consegue explicar alguns assuntos com mais profundidade, atende a grupos sociais diferentes e gera um relacionamento humanizado com seus consumidores, induzindo a um tráfego de qualidade.

Mas, para que o blog seja eficiente, você precisa criar, assim como em qualquer outro lugar, um planejamento de conteúdos, em que haja um posicionamento que tenha a ver com a sua marca e que crie uma frequência de posts que o seu público fique ansioso na espera da publicação.

Lembre-se também que você precisa dominar técnicas de SEO, legibilidade, assuntos em alta, escolha de palavras-chaves etc. Tudo isso deve ser bem estudado para que as técnicas estejam ao seu favor.

Redes sociais são elementos fundamentais

Uma dica óbvia sobre estratégia de marketing de conteúdo, mas que precisa ser ressaltada, é com relação às redes sociais. Sem dúvidas, você precisa estar ativo nas redes, mas, especialmente, naquela que o seu público-alvo está concentrado.

Por exemplo, de nada adianta impulsionar um post no Facebook se, na sua pesquisa de público e persona, você percebeu que o Instagram é a rede social mais utilizada.

Além disso, com um bom planejamento e constância nas redes sociais, você consegue estar bem próximo dos clientes, consumidores e usuários da Web em geral, já que, sendo de fácil acesso a maior parte da população, as dores e necessidades de quem as usa serão mais acessíveis e, com esses feedbacks, você terá arsenal para trabalhar. 

Inclusive, o seu conteúdo pode ser voltado para mostrar os resultados das suas vendas e do seu poder de influência que, por consequência, irá influenciar possíveis futuros clientes fiéis.

A rede social também é um espaço de maior descontração, conteúdos rápidos e práticos, então foque nesses pontos.

Crie uma página de FAQ

Nesse sentido de dicas para aplicação de estratégias, pense sempre que a experiência do consumidor deve ser a melhor possível não apenas antes e durante a compra do seu serviço, produto, conteúdo etc.

Ela deve ser boa, sobretudo, no pós-venda, que é quando você mostrará que o cliente é importante, fidelizando um vínculo.

Portanto, para que isso fique bem explícito, ter uma página de FAQ, ou seja, a Frequently Asked Questions que, traduzido, quer dizer sobre responder as perguntas mais frequentes dos usuários. 

Tal investimento é muito importante no mundo do e-commerce, mas não quer dizer que precisa ser extenso e pouco objetivo.

As pessoas querem respostas, mas querem praticidade também, então reúna boas respostas do que mais gera dúvida de modo conciso.

Invista em materiais ricos que sejam gratuitos e proporcionem uma “gratidão”

Você já reparou que antes de um grande lançamento de um produto, por exemplo, um curso on-line, os influencers fazem lives, e-books e vídeos gratuitos para o seu público, como se fosse uma espécie de amostra grátis do que você terá acesso se fidelizar a sua compra do tal curso?

Isso é uma estratégia do marketing digital que trabalha com a gratidão do cliente e que tudo tem a ver com a criação de conteúdo.

Isso porque, quando o usuário da rede vê o empenho do profissional em disponibilizar alguns materiais ricos em informações de modo gratuito, ele gera laços com esse criador de conteúdo, uma espécie de gratidão.

Logo, quando o influencer for vender algo, ele comprará, porque já está aprovado o método de atuação desse profissional e, pela “bondade” inicial, será um gesto de retribuição e de estar mais próximo de um material que deve ser ainda mais rico e, até mesmo, limitado.

Tenha uma grande rede de apoio com parcerias 

Além disso, é importante criar uma boa networking como uma estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo: vai indicar um produto de beleza?

Marque o perfil do dono dessa marca, para que ele te reposte e você fique ainda mais conhecido, pois o alcance do seu perfil será ainda maior. 

Para além dessa estratégia, também invista em parcerias, mande mensagens para alguns outros criadores, sugira conteúdos em uma espécie de collab e expanda sua rede de apoio através de outros influencers

Estratégia de marketing de conteúdo: já pensou nos e-mails marketing?

Por fim, algo bem deixado de lado, mas que faz diferença, é com relação aos chamados e-mail marketing.

Mas não se engane: não significa padronizar um e-mail e mandar para todos que estão na sua lista. Na verdade, tem a ver com dividir seus contatos por grupos e criar padrões para cada um.

Supondo que você tenha uma lista só para o seu pós-venda, isto é, quem já comprou com você.

Para estes, você deve mandar e-mails buscando fidelizar o contato, considerando que eles queiram voltar para conhecer mais dos seus serviços.

Assim, você vai organizando os e-mails e tendo mais um canal ativo de comunicação com o seu público, estando cada vez mais próximo deles.

Essas são algumas das estratégias de marketing de conteúdo para que você coloque em prática hoje ainda!

Muito obrigada pela leitura até aqui e não se esqueça de estudar mais outros tantos conteúdos através do nosso blog.

Afinal, diversos artigos aqui podem te nortear no mercado do marketing digital, então não perca. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *