Não é um segredo para ninguém que, com os avanços da tecnologia, é cada vez mais comum que marcas, sejam de pequenos ou grandes negócios, estejam investindo cada vez mais pesado quando o assunto é o meio do marketing digital e a necessidade de estar em primeiro lugar nas buscas do Google.

A partir disso, estratégias novas estão cotidianamente sendo estudadas para que sejam aplicadas com perfeição, como é o caso do SEO, Inbound, estratégias de conteúdo e muito mais.

No entanto, conhecer as teorias e querer sucesso é bem diferente de colocar em prática e conseguir êxito no que se deseja, não é verdade?

Mas então, como ter a estratégia de conteúdo que você precisa, com base nos conhecimentos que você já tem e que aprenderá ainda mais depois dessa leitura?

Bom, basta continuar aqui no artigo para saber mais e fazer com que o seu empreendimento tenha os resultados que você tanto sonha.

Estratégias de conteúdo utilize essas técnicas de marketing Inbound hoje ainda
Estratégias de conteúdo utilize essas técnicas de marketing Inbound hoje ainda

O que são estratégias de conteúdo?

Para entender melhor sobre as técnicas, vamos começar do início: o que são estratégias de conteúdo?

Essa parte do marketing digital tem como objetivo traçar uma rota na sua marca, que vai desde fazer um levantamento de dados acerca das informações que você já tem ao seu dispor sobre os seus números e como está o mercado com relação ao seu nicho – com o foco na sua persona, público-alvo etc -, até mesmo o planejamento de um conteúdo relevante e útil com base no que foi coletado de informações até o momento.

Assim, a partir da criação desse conteúdo que foi pensado e calculado para o seu tipo de negócio, você não apenas responderá possíveis dúvidas dos seus clientes e consumidores do seu conteúdo, como também conseguirá criar um relacionamento com fidelidade entre você e eles, de modo a converter apenas acompanhadores da sua marca em clientes que compram e indicam. 

Logo, as estratégias de conteúdo, resumidamente, buscam obter informações necessárias para criar e produzir ações que sejam assertivas para a sua identidade, contribuindo para um bom posicionamento da sua imagem, o que melhora o relacionamento entre clientes, auxilia na boa qualidade de vida do consumidor, já que você será verdadeiramente útil para eles e, claro, aumenta a sua receita no final do mês.

Inclusive, é nesse espectro do marketing de conteúdo que está ligado o Inbound marketing, um tipo de estratégia de atração de clientes por meio de blogs, podcasts, sites e e-books, por exemplo, que visa, de modo orgânico, convencer de que o seu negócio é essencial e mudará a vida de quem o tiver ao seu lado.

Qual a importância de uma boa estratégia de conteúdo?

Dessa forma, mesmo depois dessa explicação, você pode estar se perguntando: mas qual a importância e a vantagem, de fato, de aprender e executar estratégias de conteúdo? 

Para responder essa pergunta, deve se ter em mente, a princípio, que, para além do fato de não conseguir progredir no mercado, uma marca com uma estratégia pouco calculada pode não só dar errado, te limitando nas vendas, por exemplo, como pode, também, te prejudicar na hora de firmar a sua imagem na visão dos clientes, o que prejudica o relacionamento entre vocês, algo que deve ser tão bem cuidado.

Por exemplo: vamos supor que você, no início do processo de traçar uma estratégia de conteúdo, levanta uma informação equivocada. Isso prejudica, e muito, toda a sua jornada, porque você depositará suas energias em um conteúdo que não é realmente vantajoso para o seu público-alvo e/ou para a sua persona

Entretanto, existe o outro lado da moeda, pois você pode ter todas as informações corretas e, mesmo assim, não ter os resultados que deseja, pois o planejamento e a execução não foram feitos como deveriam.

Logo, veja abaixo alguns dos principais tópicos que devem ser levados em conta para ter um conteúdo de qualidade.

Passo a passo para ter boas estratégias no marketing e na criação de conteúdo

Sabemos que, boa parte das vezes, nós até entendemos um conceito, mas não temos ideia por onde se deve começar. Portanto, separamos em seguida alguns passos que você pode seguir e que te ajudarão a sair da estaca zero. Dê uma olhada:

Tenha um objetivo em mente

Nesse sentido, o principal de tudo, independentemente do projeto que você está fazendo, é ter um objetivo em mente. Isso se dá a partir do momento em que informações sobre o seu público, persona, melhores canais para se comunicar com os clientes etc estão consolidados, porque, então, você saberá onde deve agir, com quem irá falar, o que irá veicular etc.

Objetivos bem traçados são essenciais para alcançar o sucesso.

Defina personas

Mas o que são personas? Diferentemente do público-alvo, personas são os modelos ideais de clientes e consumidores que o seu negócio almeja.

O público-alvo, por outro lado, é um grupo demográfico mais amplo, ao passo que a persona envolve idade, sexo, hora que a pessoa entra nas redes sociais, possível profissão, enfim, um estereótipo bem completo.

Em nosso blog, falamos com mais detalhes em outros posts, você pode conferir!

Todavia, para além das personas, é importante que você pense, quando criar suas estratégias de conteúdo, que outros elementos não podem faltar, como as CTAs, que são as chamadas de atenção do público (Call to Action), como “salve o post”, “mande mensagem”, “compartilhe a matéria”, pois elas tem como objetivo prolongar o ato da compra e de consumir o conteúdo, incentivando que novas pessoas conheçam a sua marca, e a jornada de compra, que envolve o funil de vendas e os conteúdos que cada etapa necessita.

Tenha KPIs

Não negligencia as KPIs, que é a Key Performance Indicators, ou seja, os Indicadores-chave de performance para saber se o seu conteúdo do Facebook, Twitter etc está indo por um bom caminho de desenvolvimento e entrega. Eles são as bases de mensuração mais prática que você pode ter e te ajudam a rastrear os hábitos da persona e muito mais.

Mensure resultados

Por fim, pode parecer superficial, mas sempre, após cada realização ou criação das estratégias de conteúdo, mensure os seus resultados, mesmo que não sejam os esperados, e verifique a diferença de uma época para a outra. 

O motivo? Um conteúdo entregou mais do que outro e alguns fatores além te ajudam a ter mais discernimento do que pode continuar e do que deve ser substituído. Sem análises, dificilmente seu empreendimento sairá do lugar.

Essas são algumas ideias de como traçar boas estratégias de conteúdo e o que são todos esses conceitos que tanto escutamos no mundo do marketing digital.

Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco melhor e que a sua marca possa alavancar nos resultados depois da leitura.

Obrigada por ficar até o final e não se esqueça de ler os demais artigos do blog para entender melhor sobre Inbound marketing, marketing de conteúdo, técnicas de SEO e muito mais. Até a próxima!

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