O que é Gerenciamento de redes sociais, o que todo gerente de mídis social precisa saber. Agora você está lidando com a mídia social internamente? Você acabou de ingressar em uma agência digital? Você precisará se familiarizar com os fundamentos do gerenciamento de redes sociais rapidamente.

Do planejamento e orçamento à criação e colaboração de conteúdo, nós o cobrimos. Aprenda os fundamentos do gerenciamento de redes sociais para empresas e agências neste guia inestimável.

Depois de ler este artigo, você se sentirá mais bem equipado para gerenciamento de redes sociais independentemente dos canais que usar.

Gerenciamento de redes sociais: O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de mídia social é o processo de criar e publicar conteúdo, monitorar engajamento e menções, desenvolver uma comunidade de clientes e influenciadores e relatar e analisar os resultados de seus esforços.

Dependendo dos objetivos da empresa, esse processo pode incluir apenas um ou mais de uma dezena de canais, desde o Facebook até o YouTube. Não Uma empresa pode usar quantos canais de marketim desejar o gerenciamento de mídia social é parte que integra das estratégias de marketing de uma empresa. Então pode gerar um retorno do investimento (ROI).

Gerenciamento de redes sociais: O que é um gestor de redes sociais?

Um gestor de redes sociais é um profissional de marketing que cria e agenda conteúdo, se envolve com seguidores, monitora tendências de mídia social e relata o desempenho da conta. Para se destacar no gerenciamento de mídia social, você precisa de habilidades como as seguintes.

Comunicação:
Como gerente de mídia social, você é responsável por compartilhar mensagens em nome de uma empresa ou figura pública e responder ao envolvimento público e privado. Isso significa que você tem que saber se comunicar com clareza tanto visualmente quanto por escrito.

Criatividade:
Não importa que tipo de contas de mídia social você gerencie, você sempre precisa pensar em maneiras novas e envolventes de compartilhar informações. Um senso de criatividade e vontade de experimentar novas táticas são essenciais para os gerentes de mídia social.

Colaboração:
Os gerentes de mídia social raramente trabalham sozinhos. Em vez disso, você pode esperar trabalhar de perto em uma equipe de mídia social com membros como colegas de design e marketing, bem como clientes e influenciadores. Uma compreensão de como colaborar pode ajudá-lo a fazer mais com a mídia social.

Organização:
Da criação de conteúdo à análise de dados, o gerenciamento de mídia social tem uma tonelada de partes móveis. É importante ser organizado e criar fluxos de trabalho confiáveis, para que você possa trabalhar com eficiência e evitar erros desnecessários.

Gerenciamento de redes sociais: Mídia Social 101, Planejamento

Às vezes, a espontaneidade pode produzir resultados surpreendentes, mas você precisa de um plano para aproveitar ao máximo as mídias sociais, ou então corre o risco de perder tempo e energia em seus esforços de marketing.

Você precisa de um objetivo e um plano para chegar lá. O objetivo em si é sua estratégia de mídia social, o quadro geral. Os objetivos são suas táticas de mídia social, as ferramentas e os meios para atingir esse objetivo.

Para começar com o planejamento de mídia social, siga estas seis etapas.

1. Conclua uma auditoria de mídia social:

Se a sua empresa já utiliza redes sociais, comece por auditar os perfis e o desempenho da sua marca.

Aqui está um fluxo de trabalho simples que você pode seguir:

2. Defina metas SMART:

Todo plano de mídia social deve começar com pelo menos um objetivo para o qual trabalhar. E essa meta precisa incluir objetivos que não sejam vagos, inalcançáveis ​​ou abertos.

Específico:
Se sua marca é nova no mercado, seu objetivo principal pode ser algo como “garantir que mais clientes nos conheçam”. Converta essa afirmação geral em um objetivo mais preciso, como “ganhar um certo número de seguidores” para suas redes sociais ou “gerar um certo número de menções à marca”.

Mensurável:
Se você não puder quantificar seu progresso, nunca saberá se alcançou seu objetivo. Pense em como você pode medir o progresso acompanhando o engajamento, contando seguidores em suas plataformas sociais ou usando outras métricas. Apenas certifique-se de evitar essas métricas irritantes de vaidade, que apenas fazem um gerente de mídia social se sentir bem, mas na verdade não geram mais negócios.

Atingível:
Claro, você pode pensar grande, mas definir uma meta impossível não beneficiará sua equipe ou sua marca. Em vez de almejar ganhar 10 milhões de novos seguidores para uma conta pequena, escolha um número realista que você pode alcançar se executar bem.

Relevante:
Não é fácil sentir-se inspirado para alcançar uma meta ambiciosa, se o objetivo realmente não importa a longo prazo. Em vez de trabalhar em direção a uma longa lista de objetivos menores, coloque sua energia e recursos nas metas que mais importam para o sucesso de sua marca.

Oportuna:
Toda meta precisa de um prazo… ou então você pode trabalhar nela para sempre. Forneça datas-alvo às suas metas de mídia social, para que você possa aplicar recursos e medir o progresso com eficiência.

3. Estabelecer e monitorar KPIs:

Depois de definir as metas de mídia social SMART, é muito mais fácil estabelecer e rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) que você precisa alcançar.

Por exemplo, se você definiu uma meta para ganhar 5.000 novos seguidores durante o próximo trimestre, certifique-se de aumentar constantemente seu público a cada mês. Verifique sua contagem de seguidores fazendo login diretamente nos perfis de mídia social da sua marca ou usando ferramentas de mídia social para monitorar o crescimento da conta, para cada plataforma de uma só vez.

4. Realize pesquisas de audiência:

Conhecer o público da sua marca é essencial para um marketing eficaz. Afinal, você deseja que suas postagens de mídia social o ajudem a se envolver com seu público.

Para entender melhor seus clientes em potencial, use estas táticas:

5. Escolha plataformas de mídia social:

É fácil supor que qualquer marca de sucesso, precisa estar em todos os canais de mídia social, mas essa ideia não é verdadeira.

Antes de começar a criar perfis em todas as plataformas possíveis, descubra quais canais oferecem mais valor para sua marca.

Primeiro, revise os dados demográficos gerais para ver qual plataforma tende a atrair seu cliente ideal. Por exemplo, se o seu comprador ideal tem entre 18 e 24 anos, você pode se concentrar no Snapchat ou no Instagram. Talvez eles prefiram vídeo ao vivo, como o Periscope.

Em seguida, faça uma pesquisa básica de concorrentes. Descubra quais plataformas seus concorrentes mais próximos adotaram e quais canais oferecem os melhores resultados.

Em seguida, deixe suas descobertas informar quais plataformas de mídia social você adota para sua marca.

6. Desenvolva um calendário editorial:

Depois de pesquisar seu público e escolher as plataformas de mídia social, você precisa criar um calendário editorial. 

Comece mapeando as principais campanhas nas quais você precisa focar ao longo do ano, como lançamentos de novos produtos e promoções sazonais.

Em seguida, escreva as postagens do blog que deseja compartilhar, e os eventos anuais que você pode aproveitar. Não se esqueça de incluir eventos e dias especiais específicos da sua área. 

O conteúdo de mídia social de uma marca de beleza pode destacar temporadas de casamentos e formaturas e a Semana de Moda. As agências de relações públicas também têm considerações especiais quando produzem conteúdo do qual precisam estar cientes.

Além disso, considere a psicologia por trás do seu conteúdo de mídia social. Por que as pessoas estão compartilhando? O que os inspirará a compartilhá-lo?

Atribua membros da equipe para escrever a cópia e lidar com o criativo de cada postagem e, em seguida, agende o conteúdo para publicar no momento ideal para o seu público.

Gerenciamento de redes sociais: Orçamento de mídia social

Esteja você planejando uma abordagem totalmente orgânica, para o gerenciamento de mídia social ou considerando algumas campanhas pagas, sua equipe precisa de um orçamento.

Com um plano de gastos para o gerenciamento de mídia social, você saberá quanto pode alocar para tudo, desde ferramentas de gerenciamento de mídia social até parcerias.

Use estas cinco etapas para criar um orçamento de mídia social para sua marca ou cliente:

1. Faça referência às metas de mídia social do tamanho da sua organização: Gerenciamento de redes sociais

Não existe um orçamento único de gerenciamento de mídia social, que seja ideal para todos os negócios.

Para determinar o valor certo a gastar, considere:

2. Precificar recursos básicos: Gerenciamento de redes sociais

Considere primeiro o custo dos recursos essenciais.

Alguns dos itens obrigatórios mais comuns para gerentes de mídia social incluem:

Ferramentas de gerenciamento de mídia social:

Uma solução de gerenciamento de mídia social como a Agorapulse permite que você faça tudo, desde organizar ativos criativos e agendar conteúdo até lidar com engajamento e escuta social. Com a Agorapulse, você também pode criar e automatizar relatórios personalizados.

Ferramentas de monitoramento de marca:


Se você precisa monitorar sua marca nas mídias sociais, sites de avaliação e na web, pode precisar de uma ferramenta de nível empresarial. O software ajuda você a rastrear o volume e o sentimento, além de identificar os principais influenciadores.

Ferramentas de pesquisa:


Portanto, de hashtag se você precisa encontrar as hashtags certas para o seu conteúdo, ou rastrear interações de marca e hashtag, uma ferramenta dedicada pode facilitar muito o seu trabalho. Os aplicativos permitem pesquisar e monitorar o desempenho das palavras-chave ao longo do tempo.

Aplicativos:


Os aplicativos de edição de fotos e vídeos, é muito mais fácil criar conteúdo visual atraente quando você tem aplicativos poderosos, de edição de fotos e vídeos. Softwares como Canva e Adobe Creative Cloud são ideais para produção de conteúdo profissional para redes sociais.

Sistemas de gerenciamento de projetos:


Para lidar com campanhas e manter sua equipe na mesma página, os sistemas de gerenciamento de projetos são essenciais. Os aplicativos são ideais para gerenciar projetos complexos e colaborar com equipes.

Membros da equipe:


Com os colegas certos, você pode produzir mais ou melhor conteúdo enquanto leva o desempenho de mídia social de sua empresa ou cliente para o próximo nível. Ao contratar ou contratar um especialista, você também poderá realizar tarefas avançadas, como produzir relatórios mais perspicazes ou executar campanhas pagas de alto desempenho.

Orçamento de publicidade:


Se você deseja expandir seus negócios ou atingir metas mais rapidamente, reserve um orçamento para publicidade. Você também pode precisar de um software de publicidade em mídia social, para criar e gerenciar campanhas pagas.

3. Pesquise suas necessidades de conteúdo: Gerenciamento de redes sociais

Desde escrever uma cópia até organizar sessões de fotos e produzir vídeos, a criação de conteúdo de alta qualidade requer um orçamento.

Considere o custo de ter um copywriter, lidando com legendas de imagens para suas postagens de mídia social, e calcule quantas você precisará gastar para obter as fotos e os vídeos que deseja publicar.

Adicione os preços internos e de contrato, para que você possa decidir se deseja designar um membro da equipe ou encontrar um freelancer.

4. Considere campanhas de divulgação: Gerenciamento de redes sociais

Para atingir suas metas de mídia social, você provavelmente desejará trabalhar com influenciadores, editores ou outras marcas.

Embora seja gratuito para formar relacionamentos, você provavelmente precisará pagar por promoções e colaborações. Peça aos editores e influenciadores suas planilhas de preços, para avaliar os custos dessas parcerias em potencial.

5. Calcule o custo das campanhas publicitárias: Gerenciamento de redes sociais

Por fim, some o custo de todas as campanhas publicitárias que planeja executar em seu marketing de mídia social.

Dependendo do seu mix de mídia social, você pode veicular anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, Twitter, YouTube ou todos os itens acima. Não se esqueça de considerar também, o custo de campanhas relacionadas, em plataformas como Reddit, Google e Bing.

Gerenciamento de redes sociais: Criação de conteúdo de mídia social

Conforme você desenvolve e aumenta as contas de mídia social da sua marca, você precisará de um fluxo constante de conteúdo para publicar.

De campanhas direcionadas a postagens perenes, o gerenciamento eficaz de mídia social requer a publicação do tipo certo de conteúdo no momento certo.

Para atingir os objetivos da sua marca, planeje produzir os seguintes tipos de conteúdo…

cópia de…

Publicar uma única palavra ou escrever um romance inteiro? Quase todas as postagens de mídia social precisam de uma cópia ou legenda bem escrita.

Para criar uma cópia que ressoe com seu público e construa sua marca, use uma abordagem em duas frentes:

1-Reflita sobre a identidade da sua marca. Pense em como a voz da sua marca soa e como você pode expressar sua marca por meio de texto, tom e estilo. Compile um guia de estilo para garantir que sua equipe use uma voz de marca consistente, em todas as postagens de mídia social.

2-Considere as preferências do seu público. Analise as avaliações de seus clientes, e os comentários em suas postagens de mídia social, para descobrir como seu público realmente fala. Anote os tons e as palavras que aparecem repetidamente, e trabalhe o estilo de seu público em sua cópia conforme apropriado.

Imagens…

De fotos de produtos encenadas e fotos de estilo de vida a gráficos e memes, o conteúdo visual pode dizer muito sobre sua marca.

Para criar os tipos certos de imagens para sua marca, trabalhe com sua equipe de design para desenvolver uma estética para sua marca. A aparência de suas fotos e gráficos (de esquemas de cores a estilos definidos) deve ser uma extensão de sua marca.

Como exemplo, a página Champion no Facebook apresenta fotos e vídeos coloridos de modelos e influenciadores usando roupas esportivas da marca. 

Ao publicar conteúdo, monitore as imagens que geram as respostas mais fortes de seus seguidores. Sempre que possível, repita ou recrie o estilo visual que melhor ressoa com seu público.

Além disso, certifique-se de que qualquer conteúdo que você produza para canais de mídia social, atenda aos requisitos de imagem para ele. Afinal, você não quer cortes desajeitados, ou imagens estranhas em seus canais sociais.

Este infográfico prático do Agency Analytics pode ajudar: Gerenciamento de redes sociais

Tem certeza que sua marca não precisa de vídeo?

Gerenciamento de redes sociais: Pense de novo

Nos últimos anos, o impacto do vídeo aumentou significativamente, tornando-se rapidamente um componente essencial de qualquer estratégia de conteúdo. 

Por exemplo, mais de 500 milhões de pessoas assistem a vídeos do Facebook todos os dias, e os vídeos nas mídias sociais geram 12 vezes mais compartilhamentos, do que textos e imagens.

Gerenciamento de redes sociais: Considere incorporar alguns dos tipos de vídeo mais comuns em seu plano de conteúdo

Publique vídeos produzidos profissionalmente para campanhas de mídia social.

Crie vídeos móveis informais, para dar ao seu público vislumbres dos bastidores.

Compartilhe vídeos de instruções para explicar produtos complexos.

Por exemplo, o canal do The North Face no YouTube apresenta uma variedade de séries de vídeos, desde conteúdo de instruções a curtas-metragens e recursos de influenciadores

Transmissões ao vivo:

Embora o vídeo pré-gravado possa aumentar o alcance e o engajamento, o vídeo ao vivo pode ajudar sua marca a criar uma conexão mais genuína com os seguidores. Todos os principais canais de mídia social, possuem recursos de transmissão ao vivo, facilitando a conexão com seu público em praticamente qualquer plataforma.

Canais selecionados também oferecem eventos de compras ao vivo, permitindo que as marcas promovam produtos enquanto oferecem looks dos bastidores, ou até mesmo respondem a perguntas dos espectadores.

Vídeo curto:

Vídeos mais longos oferecem mais oportunidades de compartilhar informações, destacar produtos ou mostrar aos espectadores como fazer algo. Mas nem todos os seus vídeos precisam ter mais de um minuto de duração. Vários canais de mídia social têm opções de vídeo, de formato curto que permitem criar conteúdo pequeno com música, filtros e sobreposições de texto.

Vídeos curtos como Reels são ideais para expandir seu alcance e aumentar o engajamento, pois o Instagram os torna o mais fácil possível de encontrar. Além de aparecer no feed, o Reels tem uma aba dedicada no menu principal do Instagram e no perfil da sua marca.

Conteúdo efêmero:

Parte do seu conteúdo de mídia social, pode continuar agregando valor nos próximos dias ou semanas. Mas quando seu conteúdo desaparece após 24 horas, ele se torna naturalmente mais exclusivo, o que pode encorajar os seguidores a visualizá-lo antes que acabe.

Além disso, o Facebook e o Instagram Stories possuem elementos interativos, que outros tipos de conteúdo não possuem. Ambos os tipos de histórias podem incluir links tocáveis, ​​e adesivos interativos para que você possa marcar produtos, adicionar URLs, fazer perguntas ou criar enquetes.

Conteúdo comprável:

Algumas plataformas, como Facebook e Instagram, possuem ferramentas de compras integradas projetadas para empresas de comércio eletrônico. Sua marca pode marcar produtos que podem ser comprados e os clientes podem tocar para acessar seu site ou fazer check-out diretamente no aplicativo de mídia social.

Links:

Você quer que os usuários de mídia social visitem seu site? A publicação de links nas mídias sociais é uma ótima maneira de fazer com que os clientes se conectem com sua marca fora do Facebook, Twitter e outras plataformas.

A postagem de links pode: Gerenciamento de redes sociais

Ao criar um link para um site externo, a marca pode informar os visitantes sobre seus produtos e incentivar as vendas.

Gerenciamento de redes sociais: Conteúdo curado

Nem todo post que você publica deve focar na sua marca.

Não importa o quão leal seja seu público, seus seguidores provavelmente se cansarão de um feed de mídia social unilateral. Adicione um pouco de profundidade ao seu calendário editorial e faça com que sua marca soe ainda mais como um chefe selecionando conteúdo relevante para seu público.

Para selecionar o tipo certo de conteúdo para seus seguidores, crie postagens em blog, vídeos, infográficos e outras mídias de outras marcas ou líderes de pensamento em seu setor.

Canais selecionados, como o LinkedIn, facilitam a curadoria de conteúdo para o seu público. Abra a página da sua empresa e clique na guia Conteúdo. Em seguida, filtre por seu setor ou função de trabalho e senioridade de seu público. O LinkedIn recomenda automaticamente artigos populares para o seu público – e você pode clicar para compartilhar instantaneamente.

Ao publicar conteúdo selecionado, adicione os dois centavos da sua marca na legenda para manter a conversa em andamento.

Gerenciamento de redes sociais: Conteúdo gerado por usuários

Você sabia que não precisa criar todo o conteúdo que sua marca pública?

Em muitos casos, você também pode pedir que seu público contribua. Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário pode economizar dinheiro e ajudá-lo a exibir sua marca sob uma nova luz, mas essa tática pode fazer muito mais.

O conteúdo gerado pelo usuário também pode envolver seu público e transformar seus clientes em fãs ainda maiores.

Colete conteúdo gerado pelo usuário pedindo ao seu público para marcar sua marca, quando postar sobre seus produtos. Ao compartilhar conteúdo gerado pelo usuário, marque o criador original para dar todo o crédito.

Em seguida, compartilhe essas postagens com seu público, dando todo o crédito ao criador original.

O tweet da marca preserva o conteúdo original e o identificador do criador e adiciona uma chamada à ação incentivando os seguidores a comprar a venda.

Gerenciamento de redes sociais: Colaboração em mídias sociais

Colaborar com outras marcas, editores e influenciadores pode ser uma das maneiras mais eficazes, de atingir seus objetivos no gerenciamento de mídia social.

As colaborações de mídia social não apenas fornecem uma nova maneira de promover sua marca, mas também podem oferecer ótimos resultados sem o custo de publicidade.

Colaborações de mídia social bem-sucedidas podem oferecer benefícios como:

Gerenciamento de redes sociais: Conscientização da marca aprimorada

As colaborações oferecem a você, a chance de se conectar com os seguidores de mídia social de seus parceiros, que podem chegar a centenas, milhares ou até milhões. É fácil causar uma ótima primeira impressão, quando seus colaboradores lhe dão as boas-vindas calorosas.

Gerenciamento de redes sociais: Crescimento da comunidade

Não deixe que suas interações terminem depois dessa primeira impressão. Em vez disso, use essas oportunidades de colaboração para atrair novos seguidores, para que você possa continuar alcançando esses clientes em potencial repetidamente.

Gerenciamento de redes sociais: Aumento de vendas

Se você estiver lançando um novo produto ou revelando uma promoção urgente, colaborar com um influenciador ou editor pode aumentar suas vendas. Use seu alcance aumentado para gerar mais interesse e aumentar as vendas em seu mercado-alvo.

Além disso, as colaborações de mídia social não precisam seguir um modelo predeterminado. Alguns dos métodos mais eficazes incluem:

Gerenciamento de redes sociais: Parcerias com influenciadores

Procure influenciadores de mídia social que tenham públicos que se sobreponham ao seu e construa relacionamentos com a pessoa por trás da marca.

Em seguida, envie-lhes produtos para revisão ou trabalhe em conjunto para criar conteúdo exclusivo.

promoções pagas:

Para divulgar sua marca, trabalhe com editores em seu nicho. A criação de postagens patrocinadas para mídias sociais, pode ser uma maneira inteligente de aumentar a exposição da sua marca, e aumentar o número de seguidores.

Como exemplo, o Reel acima inclui uma parceria paga entre Stef Corgel e Vuori. O vídeo curto destaca vários itens da coleção de roupas favorita, do criador e usa a etiqueta de parceria paga do Instagram para divulgar o relacionamento.

Brindes de…

Marcas compartilhadas se sua marca compartilha valores, ou dados demográficos do público com outra marca em um espaço relacionado, faça uma parceria para um sorteio. Quando vocês dois promovem o sorteio para seu público, podem ganhar novos seguidores e aumentar o reconhecimento da marca.

Gerenciamento de redes sociais: Engajamento e escuta nas mídias sociais

Se o conteúdo de mídia social que você publica ressoa com seu público-alvo, você pode esperar que eles se envolvam. De curtidas e comentários a compartilhamentos e menções a mensagens diretas (DMs) e republicações, gerenciar o engajamento pode levar muito tempo.

Para responder ao engajamento e monitorar sua marca de forma eficaz, crie um fluxo de trabalho que você e sua equipe possam seguir.

Por exemplo, você pode revisar e responder a comentários e DMs de hora em hora ou em horários definidos ao longo do dia.

Veja como você pode agilizar o processo com a Agorapulse:

Para ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa em outras mídias sociais, verifique se a escuta social faz parte de sua rotina regular.

Com uma ferramenta de escuta social, você pode rastrear menções à marca, monitorar hashtags de marca e campanha e até mesmo ficar de olho nos concorrentes.

Agorapulse permite que você:

Gerenciamento de redes sociais: Relatórios de mídia social

Quer você gerencie contas para uma única empresa ou para vários clientes, os relatórios de mídia social podem consumir muito tempo. Felizmente, a Agorapulse pode tornar o processo mais fácil e eficaz.

Depois de adicionar perfis de mídia social ao Agorapulse, o painel automaticamente extrai análises e gera relatórios.

Gerenciamento de redes sociais: Clique em qualquer perfil social para ver métricas como

Ao revisar seus relatórios de mídia social, anote quando ocorreram as tendências ascendentes e descendentes mais significativas. Revise o que aconteceu naqueles dias, como o conteúdo que você postou ou as parcerias com influenciadores que você compartilhou. Em seguida, use seus insights para determinar o que funciona melhor para o seu público e faça o máximo possível.

Além dos relatórios padrão, a Agorapulse também oferece opções personalizadas que podem compilar análises para vários perfis ou para campanhas específicas. Para criar um, clique no botão, criar um relatório no canto superior esquerdo da guia de relatórios.

Em seguida, escolha os perfis sociais e as seções de dados que deseja adicionar ao relatório. Antes de criar o relatório, você pode optar por enviá-lo para você mesmo, para os membros de sua equipe ou para seus clientes toda semana ou mês. Quando a economia de tempo é crítica, os relatórios automatizados são essenciais.

Gerenciamento de redes sociais: Mídia social para agências

Se você trabalha para uma agência digital, pode seguir algumas etapas adicionais para tornar a mídia social ainda mais eficaz para sua equipe e para seus clientes.

Use as seguintes táticas para otimizar os serviços de gerenciamento de mídia social de sua agência:

Manter uma biblioteca de ativos:

Quer você gerencie alguns ou mais de uma dúzia de clientes para sua agência de mídia social, é provável que às vezes tenha dificuldades para manter o conteúdo correto, especialmente quando trabalha com uma equipe.

Uma biblioteca de ativos pode ajudar, especialmente uma que já esteja integrada ao seu painel de mídia social.

Com uma biblioteca de ativos, você pode manter o conteúdo organizado em pastas e subpastas de cliente separadas para campanhas ou perfis sociais. A biblioteca de ativos da Agorapulse também permite adicionar títulos, rótulos e notas internas para que você possa encontrar rapidamente qualquer conteúdo que tenha carregado.

Como toda a sua equipe tem acesso à biblioteca de ativos, você nunca precisa se preocupar com a possibilidade de um colega não conseguir encontrar os criativos certos para publicar. Em vez disso, toda a sua equipe pode trabalhar em conjunto sem problemas.

Se você deseja criar ou adicionar conteúdo à sua biblioteca de recursos rapidamente, pode usar a integração do Canva da Agorapulse. Com um clique, você pode começar a criar um novo post no Canva ou mudar um post existente de suas pastas do Canva para sua biblioteca de ativos.

Como a biblioteca de ativos da Agorapulse está diretamente conectada ao editor, você também pode adicionar qualquer ativo criativo a uma postagem com um clique.

Você não tem certeza se já publicou uma foto? O histórico de ativos pode ajudá-lo a saber como e quando sua equipe editou ou usou cada foto e vídeo.

Gerenciamento de redes sociais: Ferramentas de agendamento mestre

Para agências, ter uma solução de agendamento de mídia social com todos os recursos, como o Agorapulse, é essencial. Quando você investe na ferramenta de agendamento certa, pode manter os membros da equipe e os clientes na mesma página, para que todos saibam o que você publicará e quando.

Dica: além do gerenciamento de mídia social, considere o uso de ferramentas que apoiem sua produtividade em todas as tarefas de trabalho e crie um modelo de cronograma semanal que ajudará a padronizar seus fluxos de trabalho semanais.

Com o Agorapulse, você também pode ver pré-visualizações de postagens que parecem exatamente como aparecerão quando estiverem ao vivo, e você pode ver todas as postagens de um único canal ou de todas as plataformas de uma só vez.

A Agorapulse também possui esses recursos úteis, como os seguintes para agências:

Gerenciamento de redes sociais: Crie um processo de aprovação

Antes de criar e publicar conteúdo para clientes, você precisa de um processo de aprovação de mídia social.

Um processo de aprovação eficaz permite que clientes e colegas revisem e aprovem cópias, criativos e campanhas, ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de publicação de conteúdo incorreto ou prejudicial.

Em vez de usar aplicativos de e-mail, ou bate-papo para revisar postagens de mídia social uma a uma, incorpore o processo de aprovação à sua ferramenta de agendamento de mídia social. Basta criar um rascunho da postagem e, em seguida, atribuí-lo ao seu cliente, diretor de marketing ou outras partes interessadas. Depois que a pessoa certa aprova a postagem, o processo de agendamento é concluído automaticamente.

Além disso, considere usar o calendário compartilhado da Agorapulse para tornar a colaboração com seus clientes sobre conteúdo de mídia social muito mais fácil, mais visível e menos trabalhosa. Com calendários compartilhados, você pode compartilhar rascunhos com todos nas equipes de seus clientes, mesmo que eles não tenham assento em seu plano Agorapulse.

Basta criar um calendário compartilhado com os perfis sociais de cada cliente e adicionar as pessoas que precisam de acesso. Depois de convidá-los, eles podem visualizar o calendário a qualquer momento para ver postagens de mídia social publicadas, agendadas e rascunhos.

Você também pode atribuir rascunhos a clientes com acesso de calendário compartilhado para facilitar seu fluxo de trabalho de aprovação.

Gerenciamento de redes sociais: Defina uma estrutura de preços padrão

Você se pergunta: “Quanto devo cobrar pelo gerenciamento de mídia social?” sempre que um novo cliente em potencial entra em contato com você? Para economizar tempo e complicações, defina uma estrutura de preços padrão que faça sentido para sua agência.

Muitas agências oferecem pacotes mensais de gerenciamento de mídia social.

Os fatores de preços podem incluir…

Canais sociais: quantos canais de mídia social você gerencia para cada cliente? Considere adicionar um custo mensal definido para cada rede.

Postagens nas redes sociais: quantas postagens você publica por semana? Planeje aumentar o preço de postagens mensais ou semanais adicionais.

Design e produção de conteúdo: você conta com clientes para fornecer recursos criativos ou os produz internamente? Considere o custo de produção de ativos criativos originais.

Orçamento de publicidade: sua agência gerencia campanhas pagas além do gerenciamento de mídia social orgânica? Adicione o custo de gastos pagos em redes sociais e anúncios.

Para concluir:

Agora que você conhece os fundamentos do gerenciamento de mídia social, é hora de começar a trabalhar. Trace seus objetivos de mídia social, mapeie um calendário de conteúdo, crie conteúdo de marca e comece a construir relacionamentos com parceiros em potencial para aumentar sua marca de maneira eficaz.

Fonte deste conteúdo marketing sfgate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *