Guia completo de empreendedorismo digital. Décadas atrás, a ideia de criar um negócio lucrativo era um sonho distante. Agora com a internet, a possibilidade de empreendedorismo digital está aberta a todos. 

Você pode se conectar com milhões de pessoas globalmente por apenas uma fração do custo do marketing tradicional. Além disso, encontrar e se conectar com seu público-alvo é fácil com a mídia social. Se você deseja aproveitar ao máximo o empreendedorismo digital, prepare-se. 

Abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como iniciar um negócio on-line e exemplos de empreendedorismo digital para ajudá-lo em sua jornada.

empreendedorismo digital / Foto Canva Pró

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital refere-se a funções de negócios online, como vender um produto ou serviço. Como todas as transações, marketing e outras tarefas são feitas online, os negócios virtuais não exigem um local físico.

Os negócios digitais incluem empresas de comércio eletrônico, blogs, contas de influenciadores de mídia social, desenvolvimento de soluções de software e empresas de marketing.

Se você se tornar um empreendedor digital, encontrará muitas oportunidades para crescer. Com um pouco de tempo e dedicação, você pode protagonizar sua própria história de sucesso como as que se seguem.

Os Benefícios do Empreendedorismo Digital:

O empreendedorismo digital é uma causa valiosa ou um empreendimento arriscado? Bem, como toda forma de ganhar dinheiro, existem riscos. 

Você provavelmente terá que buscar empréstimos, investidores ou financiar seu negócio inicialmente com suas economias.

Você também terá menos certeza do que o tradicional das nove às cinco. Prepare-se para aprender sobre saúde, contratos e contabilidade. No entanto todos com seus próprios departamentos em empresas maiores.

No entanto, o empreendedorismo oferece maior satisfação e um senso de propriedade. Se você ainda está em dúvida sobre se deve tentar iniciar uma marca digital, lembre-se desses benefícios.

Você pode se beneficiar de um mercado em rápido crescimento no empreendedorismo digital:

Espera-se que o marketing digital alcance $786 bilhões até 2026. Esse crescimento foi adicionado pela rápida adoção de negócios online e o impacto da pandemia. Os clientes agora esperam um elemento digital em todos os negócios.

Isso é especialmente verdade no varejo. 

No segundo trimestre de 2022, o comércio eletrônico representou 14,5% do varejo total. Além disso, esse número está aumentando rapidamente, mostrando um aumento de 7,4% ano a ano.

Você não quer perder a oportunidade de obter sua parte do que é conhecido como a “corrida do ouro digital”.

O marketing de mídia social é o rei da conectividade: Empreendedorismo digital

Com alguns cliques, você pode enviar uma mensagem que milhões podem ver instantaneamente. Algoritmos intuitivos de plataformas como Facebook, Instagram e Twitter permitem que você encontre facilmente seu público-alvo. 

Você pode então apresentar sua oferta diretamente a potenciais compradores.

Em 2012, havia mais de 4,26 bilhões de usuários de mídia social , o que representa cerca de metade da população mundial. 

O marketing em um grupo tão grande de pessoas seria como encontrar a agulha no palheiro com a publicidade convencional.

O marketing digital permite que você identifique pessoas interessadas em sua marca e se conecte com elas.

Os custos iniciais são mais baratos no empreendedorismo digital

Você pode começar um negócio online por muito menos do que um negócio físico. Você não precisa alugar uma loja para começar.

Os custos de marketing também são menores. Você pode iniciar um canal no YouTube e criar contas de mídia social gratuitamente.

Depois de ter seu criativo inicial pronto, você pode pagar para impulsionar suas postagens. No entanto, você escolhe o valor que gasta. Isso pode ser dezenas de dólares ou milhares, dependendo do seu acesso ao capital.

Começar um negócio online é mais viável para quem não tem um capital milionário. A falha também pode ser mais fácil de se recuperar.

Como se tornar um empreendedor digital:

Você pode estar pronto para entrar e começar seu próprio negócio. Aqui estão algumas etapas básicas para ajudá-lo a começar.

Etapa 1: determine sua ideia de negócio e público-alvo no empreendedorismo digital

Você precisa de mais do que um conceito vago para fazer a bola rolar. Determine o que você está vendendo, para quem está vendendo e por que é algo que as pessoas gostariam.

Não basta seguir um palpite. Toda ideia de negócio deve ser apoiada por uma pesquisa de mercado. Isso inclui:

No geral, pesquisar a demografia e os concorrentes alvo pode ajudá-lo a determinar em que tipo de mercado você está entrando e seu potencial de crescimento. A partir daí, você pode determinar se o seu investimento potencial vale o pagamento.

Passo 2: Desenvolva uma estratégia de negócios vencedora no empreendedorismo digital

Depois de definir o conceito e pesquisar, é hora de estruturar seu plano de negócios. Este documento detalhado apresenta a missão do seu negócio e todas as etapas necessárias para começar.

Certifique-se de marcar todos os custos associados ao seu negócio, que incluem hospedagem na web, fabricação, custos de envio, etc.

Nesse processo, você também listará os possíveis riscos, recompensas e potencial de crescimento, o que ajudará a orientar seu curso de ação.

Passo 3: Distorça as torções legais no empreendedorismo digital

Primeiro, você precisará identificar qual estrutura de negócios sua marca assumirá. Existem quatro tipos principais de estruturas jurídicas:

Cada tipo de negócio requer uma papelada diferente. Pesquise qual modelo funciona para você e o que seu estado exige que novas empresas registrem.

Se você escolher uma estrutura mais complexa, como uma sociedade de responsabilidade limitada ou corporação, considere um advogado. Um advogado pode ajudá-lo a preencher toda a papelada corretamente na primeira vez.

Como proprietário de uma empresa, você também é responsável por cumprir os requisitos legais, como:

Certifique-se de ter um plano para lidar com esses requisitos. Isso pode envolver pedir conselhos ou fazer cursos para ajudá-lo a aprender as habilidades que faltam.

Passo 4: Crie um site

Fazer um site de empresa nunca foi tão crítico quanto agora. Afinal, um site pode substituir a necessidade de um local físico.

Seu site principal é onde todo o marketing desvia o tráfego e é a cara do seu negócio digital. Portanto, você não quer economizar no design ou na facilidade de navegação.

Você não precisa de conhecimento em ciência da computação para construir um belo site. Você sempre pode contratar um web designer profissional se estiver procurando por uma interface personalizada. Você também pode considerar o uso de um tema personalizável do WordPress .

Etapa 5: comece a fazer marketing nas mídias sociais para um empreendedorismo digital

O marketing de mídia social é o método mais barato e eficaz de expandir rapidamente seus negócios. Isso não apenas cria reconhecimento da marca, mas também permite que você alcance seu público-alvo por meio de SEO.

As plataformas mais populares para negócios digitais são o Instagram e o Facebook , mas também houve um rápido boom de aplicativos como o Tik Tok.

Lembre-se, tornar-se viral pode levar a vendas. A única maneira de ganhar popularidade na Internet é por meio de postagens.

Passo 6: Configure a loja para fazer empreendedorismo digital

Quer esteja vendendo seus produtos em um site pessoal ou em uma plataforma como Amazon ou Shopify, você precisará de um local onde os clientes possam navegar e comprar.

Esta etapa se aplica principalmente a empresas de comércio eletrônico, mas pode incluir influenciadores e criadores.

Por exemplo, muitas “celebridades da internet” populares vendem suas mercadorias para seus fãs para obter lucro.

Apenas certifique-se de ter todos os procedimentos de pagamento, envio e fabricação em vigor antes de abrir oficialmente sua loja online.

Passo 7: Mercado, empreendedorismo digital

O processo continua depois que você abre a loja. Você terá que continuar criando campanhas de marketing e promovendo novos produtos ao longo da existência de sua marca.

A chave para criar um negócio digital de sucesso é sua capacidade de comercializar com eficiência. Certifique-se de ter um roteiro para manter seu plano de marketing forte.

Exemplos de Empreendedorismo Digital:

Se você quer inspiração, não procure mais. Aqui estão alguns exemplos de nichos de empreendedores digitais e histórias de sucesso dentro deles.

Blogar:

Se você gosta de escrever, lançar um blog oferece um segmento natural para o empreendedorismo. O que você precisa fazer é buscar um nicho. Os tópicos mais populares nesta categoria são viagens, moda, beleza, finanças pessoais e entretenimento.

Muitos blogueiros ganham dinheiro com marketing de afiliados ou com a venda de seus produtos. Outros expandem suas ofertas de vídeo, gerando receita do YouTube ou Patreon.

Dica profissional: se você deseja lançar um blog, comece desenvolvendo uma estratégia abrangente.

Você pode começar apenas escrevendo postagens de blog, mas deve saber o que venderá a longo prazo. Você vai fazer merchandising? Oferecendo e-books? Vende cursos? Faça um brainstorm cedo e implemente seu plano conforme você cresce.

Estudo de Caso: A Dieta Financeira

Este negócio de finanças pessoais começou como um blog de finanças pessoais em 2014. O blog discutiu a jornada pessoal da fundadora Chelsea Fagan com gerenciamento de dinheiro.

Desde então, o blog evoluiu para um negócio de mídia abrangente. O site ainda traz postagens com dicas e truques de finanças. 

No entanto, os visitantes também podem assistir a vídeos, participar de aulas online, inscrever-se em eventos ou assistir a vídeos no site.

O que amamos: The Financial Diet aproveitou o poder do YouTube para fazer o blog crescer. Hoje seu canal tem mais de 99.000 inscritos.

Outras histórias de sucesso:

Agências de Marketing Digital ou Consultoria:

Se você tem conhecimento profundo de marketing, negócios e SEO, considere criar sua própria agência digital. Aqui, você pode ajudar outras empresas a obter sucesso.

Antes de mergulhar neste ramo de negócios, lembre-se: os clientes querem ouvir especialistas. Certifique-se de destacar suas qualificações. Isso pode incluir:

Se você tem uma estrutura única ou ideologia de negócios, a consultoria também pode ser uma ótima opção. Você não apenas pode blogar sobre seu método, mas também pode oferecer cursos ou palestras sobre o assunto.

Estudo de caso: Tamsen Webster

Tamsen Webster é um orador principal e estrategista de mensagens. Ela oferece workshops sobre como pegar as mensagens das marcas e ampliá-las com sua abordagem Red Thread.

O site da Tamsen está repleto de informações valiosas. Você tem uma noção do histórico dela. Então, ela tem 20 anos em marketing e quatro anos como produtora executiva do TEDx. Você pode ver com quais empresas ela trabalhou, incluindo Johnson & Johnson, Harvard Medical School e Intel. Você também pode ler mais sobre sua abordagem em seu livro recente.

O que amamos: o site da Tamsen oferece serviços de consultoria e palestras. É fácil contatá-la ou reservá-la em seu site.

Outras histórias de sucesso

Empresas de comércio eletrônico: Empreendedorismo digital

Uma empresa de comércio eletrônico pode ser uma ótima opção para artistas, artesãos e amantes de projetos DIY. A parte mais importante de começar é encontrar o seu nicho.

Quais habilidades você tem a oferecer? O que você sabe fazer? E o que diferencia seu produto das demais opções do mercado?

Você pode ter uma habilidade ou talento especial que deseja mostrar. Ou talvez você esteja usando materiais orgânicos ou produtos de comércio justo. Destaque tudo o que faz você se destacar.

Especialmente como uma pequena empresa, as pessoas querem saber sua história.

Estudo de caso: Peachy Babies

A fundadora da Peachy Babies, Andrea O. começou a fazer e vender slime em 2017. Hoje, ela expandiu seu negócio de uma operação de uma mulher para uma equipe de 20.

Peachybbies também desenvolveu um culto de seguidores por meio do poder da mídia social. O Tik Tok da empresa tem mais de 4,5 milhões de seguidores e se tornou o slime preferido dos Kardashians. Os produtos esgotam constantemente e são reabastecidos semanalmente.

A chave para o sucesso de Andrea O? Entrando cedo em um nicho de mercado e aperfeiçoando as fórmulas de seus slimes.

O que amamos: Andrea e sua equipe conhecem o poder do marketing. Seus vídeos do TikTok mostram a textura do lodo. Você pode facilmente se imaginar brincando com o produto.

Outras histórias de sucesso:

Pronto para iniciar seu negócio digital?

Tornar-se um empreendedor digital nunca foi tão fácil e acessível como agora.

Nada define o que pode ser um empreendedor digital, e tudo é possível com a internet. O truque é fazer o que você ama e ficar com isso.

Quer mais dicas sobre marketing digital e startups de negócios online? Confira o nosso blog da para obter recursos e insights úteis para ajudá-lo a se tornar sua própria história de sucesso digital.

Fonte: https://hotmart.com/

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