Se você pensa que Inbound marketing e marketing de conteúdo são as mesmas estratégias do marketing digital, saiba que não é bem assim.

Na verdade, eles são diferentes entre si, e saber essa diferença permite que você tenha um amplo conhecimento acerca desse assunto para que o seu negócio utilize a melhor opção, afinal, conhecimento é poder!

No entanto, para que os resultados positivos cheguem até você, é preciso muito estudo, e estamos aqui para te ajudar!

No artigo abaixo, confira as melhores informações sobre esses dois conceitos do marketing e como eles podem ser úteis para o seu empreendimento. Isso porque, apesar de parecerem muito, essa confusão pode acabar te limitando na hora de alçar novos voos.

Por isso, leia abaixo e entenda de uma vez por todas.

Marketing de conteúdo e a estratégia Inbound
Marketing de conteúdo e a estratégia Inbound

O que é Inbound Marketing?

Primeiramente, vamos destrinchar esses termos sobre Inbound marketing e marketing de conteúdo.

Assim, no caso do Inbound, ele configura-se como uma estratégia do marketing digital que visa articular as ferramentas existentes desse meio com o objetivo de atrair cada vez mais os chamados leads qualificados, ou seja, os clientes em potencial de compra para você.

Nesse âmbito, dividimos o conceito em quatro etapas, a saber: atrair, converter, vender e encantar. A ideia é que você transforme o desconhecido em um divulgador da sua marca, isto é, aquela pessoa que em nada conhece do seu conteúdo, produto, serviço etc, passará a comprar/consumir ao ponto de indicar a sua imagem e a sua marca. 

Os processos se dividem mais ou menos desse modo: o desconhecido será um visitante que, depois, será lead, cliente e, então, divulgador, indo do atrair ao encantar os demais.

Como ocorre a atração do Inbound?

Exemplificando de modo mais claro, para atrair leads qualificados, você precisa compreender que o Inbound lança mão justamente dos interesses desses mesmos leads, de modo a investir em estratégias que usem produção e distribuição de conteúdo como os principais objetivos nos canais digitais de comunicação.

Hipoteticamente falando, imagine que você está no Instagram e aparece uma publicidade sobre decoração de escritórios, e agora você está cogitando contratar uma empresa que decore a sua sala de atendimento particulares em casa. 

Essa mesma página que fez você sentir essa vontade é uma empresa que mexe com esse assunto, então esses indivíduos te atraíram no momento certo, conforme os seus interesses e necessidades do momento.

Portanto, o Inbound não trabalha apenas com as etapas do funil de vendas, com relação ao topo e fundo, mas também cria um relacionamento com o seu cliente, de modo a prolongar essa relação para o entorno da bolha social desse indivíduo. 

Além disso, o melhor é que, antes mesmo de efetuar uma compra, esse futuro cliente já se apaga a sua marca, o que torna tudo ainda melhor!

E marketing de conteúdo?

Agora, depois de entender melhor sobre Inbound marketing, vamos ao marketing de conteúdo, que é uma das principais estratégias que está dentro do espectro do Inbound

Nesse caso, a marca em questão, no caso o seu negócio, precisa produzir conteúdos que sejam relevantes, úteis e, claro, atraentes para o seu público.

Tudo isso faz com que você informe e eduque o seu mercado quando o assunto é passar da atração para a conversão dos clientes.

Supondo, novamente, que você está em dúvida em qual material deve comprar para a armação do seu óculos. A partir disso, você busca no Google as diferenças entre acetato e metal e, depois disso, já sabe até mesmo onde irá fazer o seu óculos. Possivelmente, você soube de tudo isso através da estratégia do marketing de conteúdo e Inbound.

O conteúdo que você leu te ensinou e te educou, trazendo uma nova percepção sobre como escolher o material, onde fabricar etc.

Tudo isso é estratégia do marketing digital e faz uma grande diferença. Contudo, você ainda deve estar se perguntando: qual é a diferença entre Inbound marketing e marketing de conteúdo? Continue lendo para saber.

Qual a principal diferença entre Inbound marketing e marketing de conteúdo?

Por fim, chegamos à dúvida que não quer calar: qual a diferença nesses termos tão iguais? Bom, resumindo de modo bem didático, temos a seguinte conclusão:

Nesse sentido, boa parte das vezes, o marketing de conteúdo é produzido e desenvolvido através dos blogs, usados como fonte de informação e de geração de valor para o visitante, sendo a entrada de acesso para o conhecimento e propagação da sua marca.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o Inbound marketing e marketing de conteúdo e que você possa aplicar hoje mesmo no seu negócio.

Tendo bem delimitado as semelhanças e diferenças entre os termos do marketing digital, você consegue aplicar com precisão as estratégias que deseja, entrelaçando conhecimentos e garantindo que seus resultados sejam efetivos em menos tempo.

Obrigada pela leitura até aqui e não se esqueça de acessar outros artigos sobre esse e os demais temas do nosso blog para que você tenha estudo suficiente, e por meio disso, consiga aplicar na prática o que foi visto na teoria. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *