Link Building e sua importância para o SEO. Então por meio de mecanismos de pesquisas, principalmente nos setores competitivos, o SEO , no Link Building, desempenha um importante desempenho para gerar tráfego orgânico.

Quando as técnicas agem juntas, com fortes fundamentos técnicos de SEO, excelente conteúdo e uma ótima experiência do usuário, um bom Link Building e sua importância para o SEO deve ser muito eficaz para a geração de mais tráfego orgânico.

Hoje, a necessidade de qualidade, relevância e autenticidade nunca foi tão importante.

Embora as técnicas de criação de links com spam e de baixa qualidade possam funcionar, elas não devem fazer parte de uma estratégia para uma organização que está construindo para o sucesso de pesquisa orgânica de longo prazo.

Indiscutivelmente, a construção de Link Building e sua importância para o SEO hoje em dia é mais parecida com um ótimo marketing, e as organizações que entendem isso geralmente são as que ganham a longo prazo. 

Mas isso não significa que não haja um aspecto técnico na construção de links ou que todas as técnicas devam girar em torno do seu produto.

Veremos que ainda há muito mais do que isso e muito mais para entender do que nunca. Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo rapidamente e na direção certa.

Há muito o que aprender, mas dividimos tudo em capítulos fáceis de digerir e incluímos muitos exemplos ao longo do caminho.

Esperamos que você goste do Guia para Iniciantes de Link Building e sua importância para o SEO.

Link Building e sua importância para o SEO.
Link Building/ Foto Canva

Link Building e sua importância para o SEO: A definição de link Building

No entanto, o link building é um processo para adquirir alguns hiperlinks de sites estranhos para o seu site.

Um hiperlink (que são chamados apenas de link) é uma forma de pessoas navegarem nas páginas da web.

As formas de pesquisas fazem uso de links para rastreios na Web, sendo assim, rastreiam links com páginas individuais, do seu site, e também rastreiam os links de site para site inteiros.

Nem todos os links são construídos deliberadamente por SEOs ou profissionais de marketing.

Muitos deles serão criados por vários motivos, como um jornalista cobrindo uma notícia e vinculando a uma fonte, ou um blogueiro que ama tanto sua nova máquina de café que cria um link para o varejista que a vendeu para eles.

Link Building e sua importância para o SEO: Adquirir links que você não pediu é o nirvana do SEO

No entanto, você deve trabalhar e ter persistência de construir a longo prazo.

Você faz isso trabalhando para tornar seu site digno de link, seja por meio de um ótimo produto ou aspecto de seu serviço, ou por meio da produção de um ótimo conteúdo referenciado por outros sites.

Juntamente com essa abordagem de longo prazo, você também pode aproveitar uma variedade de técnicas de criação de links que permitem construir sua autoridade e aumentar suas chances de classificação bem e obter tráfego de pesquisa orgânica.

A anatomia de um hiperlink:

Para entender a importância do link building, é importante primeiro entender o básico de como um link é criado, como os mecanismos de pesquisa veem os links e o que eles podem interpretar a partir deles.

  1. Início da tag de link: chamada de tag de âncora (daí o “a”), abre a tag de link e informa aos navegadores e mecanismos de pesquisa que um link para outra coisa está prestes a acontecer.
  2. Local de referência do link: o “href” significa “referência de hiperlink” e o texto entre as aspas indica a URL para a qual o link está apontando. Isso nem sempre precisa ser uma página da web; pode ser o endereço de uma imagem ou arquivo para download. De vez em quando, você vai ver alguma coisa diferenciada de um URL, iniciando com um sinal de #. Esses links levam você a uma seção específica da URL.
  3. O Link de texto âncora: É um texto bem curto, que os leitores veem nas páginas, aonde deverão clicar se resolverem abrir o link. O texto geralmente é feito de forma para que se destaque do texto que o cerca, sendo assim,  sublinhado, e/ ou com cor azul mostrando aos usuários, que é um link que você pode clicar.
  4. Tag do link, encerramento: Assim vai sinalizar o final da tag do link, ou seja para mecanismos de pesquisas.

Qual o significado dos links para pesquisas?

Usamos duas maneiras de mecanismos de pesquisas que são fundamentais e usamos links, veja:

  1. Para descobrir novas páginas da web, que eles podem usar em seus resultados de pesquisa
  2. Para ajudar a determinar o quão bem uma página deve ser classificada em seus resultados

Após os mecanismos de pesquisas rastrearem as páginas da internet, podem tirar o conteúdo da Web, e páginas, e acrescentá-los aos seus índices.

Dessa forma, eles podem decidir se acham que uma página tem qualidade suficiente para ser bem classificada para palavras-chave relevantes (o Google criou um pequeno vídeo para explicar esse processo). Portanto, os mesmos procuram nas páginas e conteúdos, e ao mesmo tempo estudam o número de links, que vão para estas páginas, em sites externos, e veem a qualidade dos mesmos. 

De um modo geral, quanto mais sites de alta qualidade tiverem links para você, maior a probabilidade de você ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Certos links, com suas classificações, permitiram ao Google a dominação dos mercados de busca no término dos anos 90. 

Um dos fundadores do Google, Larry Page, criou o Page Rank:

No entanto, o Google usou para saber a qualidade de uma página e sabendo em parte o número de links que direcionam para ela.

A métrica proposta, era usada como algoritmo de classificação geral, e era o sinal mais forte sendo a melhor maneira de saber ter a qualidade da página.

Descobriu-se que, ao incorporar isso em seu algoritmo, o Google conseguiu fornecer resultados de pesquisa muito mais úteis e relevantes do que seus concorrentes na época.

No entanto, era muito bom, pois tinha uma ideia de que um link, era visto como confiante sobre uma página, por outro lado não receberia links, que não eram merecidos.

Então reforça que quando alguém faz links para outro site, é sinal que está sendo um ótimo recurso.

Caso contrário, eles não se conectarem a ele, da mesma forma que você não enviaria um amigo a um restaurante ruim. Sendo assim, os SEOs, puderam ver como manipulam o Page Rank, e as pesquisas para escolher as palavras-chaves.

Neste momento, o Google era muito mais avançado do que a maioria dos motores de busca, mas ainda estava aberto à manipulação porque não era muito bom em dizer a diferença entre um link de alta qualidade e um link de baixa qualidade.

O Google começou a tentar encontrar maneiras de descobrir sites que manipulam os resultados da pesquisa criando links de baixa qualidade e começou a lançar atualizações regulares destinadas especificamente a filtrar sites que não mereciam ser classificados devido a links ruins.

Isso também levou o Google a começar a descontar uma série de técnicas de criação de links que anteriormente funcionavam bem; por exemplo, enviar seu site para diretórios da web e obter um link em troca.

Essa foi uma técnica que o Google realmente recomendou em um ponto, mas tornou-se abusada e usada demais pelos SEOs, então o Google parou de passar tanto valor desse tipo de link.

No decorrer dos anos, os sites que aplicavam estas técnicas, começaram a ser penalizados pelo Google, sendo a chamada otimização excessiva, nos seus links building.

Isso se intensificou em 2012 com a primeira de muitas atualizações, que ficaram conhecidas como Penguin.

Essas atualizações visavam técnicas específicas de criação de links e, sem dúvida, mudaram a criação de links para sempre.

Deste ponto em diante, as técnicas de criação de links de baixa qualidade podem não apenas ser uma perda de tempo, mas também podem prejudicar gravemente a capacidade de um site de se classificar bem nos resultados de pesquisa orgânica.

É por isso que recomendamos entender as Diretrizes para webmasters do Google e elaborar estratégias que não vão contra elas.

Ninguém sabe qual é a carta da manga do google, referente ao algoritmo completo que o google está usando para os seus resultados de pesquisas, é o segredinho da empresa.

Apesar disso, o consenso geral entre a comunidade de SEO e estudos recentes mostraram que os links ainda desempenham um grande papel nesse algoritmo.

É geralmente aceito que, se todos os outros fatores forem iguais, o volume e a qualidade dos links que apontam para uma página podem fazer a diferença entre as classificações.

Por enquanto, porém, há poucas dúvidas de que, se você conseguir links de alta qualidade para seu site, isso o ajudará a se classificar melhor e obter mais tráfego (falaremos mais sobre o que torna um link de “boa qualidade” no Capítulo ).

Já mencionamos “alta qualidade” algumas vezes, e há uma boa razão: o foco na qualidade está aumentando à medida que o Google se torna cada vez mais sofisticado na filtragem de links de baixa qualidade.

Isso afeta diretamente os SEOs, pois você precisa garantir que as técnicas de criação de links escolhidas se concentrem principalmente nessa qualidade.

De que outra forma o link building pode beneficiar seu negócio?

O link building não é apenas benéfico porque pode ajudar a contribuir para melhorar as classificações e o tráfego da pesquisa orgânica, mas também tem uma série de outras vantagens que podem beneficiar o seu negócio.

Certamente os links surgem naturalmente como atividades resultantes com o objetivo central de não gerar links.

Por exemplo, se você lançar um novo produto que nunca foi visto antes e que é realmente revolucionário, provavelmente receberá muitos links para seu site como resultado.

Ou se você criar um ótimo conteúdo projetado para ser o melhor guia em seu setor (e realmente é!). É provável que obtenha links como resultado.

Nenhuma dessas atividades, criar um ótimo produto e criar um ótimo conteúdo, será realizada devido ao benefício do link building, mas os links são uma consequência da atividade.

É por isso que precisamos pensar no link building não como uma atividade autônoma, mas como algo que se conecta a outras partes da sua organização e onde o benefício vai além dos próprios links.

1. Construindo relacionamentos:

Quando os links são criados, certamente alcançam outros blogs e sites, que são relevantes em seu nicho.

Geralmente o alcance acontece com a promoção de algo que foi criado, como um infográfico ou um conteúdo.

Para divulgar o objetivo é ter um link, ou seja mais do que só isto, sendo que pode ajudá-lo a construir relacionamentos com principais influenciadores a longo prazo, referente ao seu setor, e esses relacionamentos podem significar que sua empresa se torna altamente considerada e confiável .

Isso por si só é valioso, mesmo que esqueçamos o link building por um momento, porque você está criando verdadeiros evangelistas e defensores do seu negócio.

Em alguns casos, você pode construir relacionamentos com escritores ou jornalistas que acabam entrando em contato com você e pedindo sua ajuda, e não o contrário.

2. Envio de tráfego de referência:

Já falamos sobre o impacto dos links nos seus rankings, mas e quanto ao impacto dos links no tráfego de referência? Se você usar um link bom, em um site bem frequentado, vai aumentar o tráfego.

Se o site for relevante, o tráfego será também relevante e consequentemente vai aumentar os leads ou vendas. 

Nesta situação, o valor de um link não é apenas sobre SEO – é sobre os clientes. Se você puder colocar links para o seu site na frente de pessoas que estão genuinamente interessadas no que você faz, elas podem clicar.

Claro, eles podem não pegar seu cartão de crédito e comprar de você instantaneamente, mas agora eles sabem quem você é e o que você faz.

3. Construção de marca:

Um link building bom vai construir uma marca e trazer para você como uma autoridade no seu nicho. Existem algumas técnicas de criação de links, como a criação de conteúdo, que podem mostrar às pessoas a expertise de sua empresa, e isso pode ajudar bastante na construção de sua marca.

Por exemplo, se você criar um conteúdo com base em dados do setor e publicá-lo, terá a chance de se tornar conhecido por isso em seu setor.

Quando você faz divulgação e tenta obter links para o conteúdo, está mostrando sua experiência e pedindo a outras pessoas em seu setor que ajudem a divulgar e mostrar aos outros o mesmo.

Uma observação importante sobre criação de links versus “ganho” de links:

Ou, a importância de ter páginas da web que valem a pena vincular.

Antes de criar links, você precisa de algo de valor para criar links.

Certamente é a página do início do site. Na maioria das vezes, porém, você cria links para recursos especializados, como uma postagem de blog, ferramenta, estudo de pesquisa ou gráfico.

Às vezes, esses ativos existem muito antes de você começar sua campanha de criação de links. Outras vezes, você cria esses recursos especificamente com o objetivo de construir links em mente.

Isso introduz os conceitos de ganhar links e “merecer a classificação”.

Como discutiremos, todas as campanhas de criação de links devem começar com algo que valha a pena vincular.

É muito difícil criar links para páginas da Web de baixo valor, mas quando você começa com algo realmente valioso que as pessoas consideram útil ou digno de compartilhar, a criação de links é uma tarefa muito mais fácil.

Sem mencionar que, a longo prazo, você está aumentando a probabilidade de obter links que não solicitou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *