Você pode estar se perguntando, a princípio, por qual motivo o marketing de resultados é diferente e deve ser escolhido, já que todo marketing digital tem como intuito, obviamente, os resultados, não é mesmo? No entanto, existe diferença do clássico marketing e o de resultados quando o assunto é focar em uma métrica que você queira, uma análise empreendedora que você deseja.

Logo, é importante que você certifique-se quais são os seus objetivos dentro do mundo empresarial, de modo que o marketing escolhido realmente impulsione o seu negócio, atendendo às suas expectativas com as técnicas utilizadas. Por isso, no artigo abaixo, iremos explicar melhor sobre esse tipo de estratégia e como ela está ligada ao clássico Inbound marketing. Continue lendo e fique por dentro!

Marketing de resultados
Marketing de resultados/ Foto Canva.

O que é marketing de resultados?

Como sempre ressaltamos aqui no blog, para entender a prática é preciso, primeiro, entender a teoria e o contexto. Sendo assim, marketing de resultados, diferente do que a maioria pensa, não calcula somente a mensuração dos resultados da sua empresa.

Por exemplo: vamos supor que a sua marca alcançou muitos usuários do Facebook nas duas últimas semanas, certo? Isso é um fator bom! Quanto mais pessoas conhecendo o seu trabalho, melhor, certo?

Contudo, quando o assunto é o marketing de resultados, não basta apenas saber quantas contas foram alcançadas pelo seu empreendimento, mas, sim, quantas desses indivíduos alcançados foram convertidos em leads e, posteriormente, em vendas fiéis. Entende a diferença?

O foco não é só mensurar valores e resultados, por mais positivos que sejam. A ideia é a de que esses números sejam produtivos, então uma análise mais detalhada deve ser feita de cada parâmetro que você está tomando como base.

Marketing de resultados na prática

Agora, vamos entender um pouco melhor desse marketing de resultados na prática para que fique ainda mais claro para você. 

Dessa forma, hipoteticamente falando, imagine que a sua marca, de uma semana para a outra, aumentou 500 curtidas em um post do Instagram e algumas pessoas chegaram a sua conta e conheceram seu trabalho através do marketing tradicional, sem uma proposta estratégica tão bem definida. Isso é muito interessante, mas o que esses números revelam para você?

Perceba como os resultados são vagos e pouco produtivos para o seu empreendimento. Entretanto, se você aplica a campanha de marketing de resultados, terá números de que, a cada 500 curtidas a mais que você teve, 100 se transformaram em leads, o que significa que você tem cerca de 100 clientes em potencial e precisa focar em conteúdos estratégicos para eles.

A partir disso, criam-se estratégias a curto e a longo prazo, permitindo que você vá analisando os resultados e os tornando proveitosos para a sua evolução no mercado. 

Além disso, os outros que não se converteram em leads não são deixados de lado, porque, com esse tipo de marketing, você verá onde pode melhorar nas métricas para que os outros 400 usuários que curtiram, por exemplo, não fiquem abandonados ou esquecidos.

Portanto, com um simples marketing tradicional, você perde esses futuros clientes que, mesmo que não foram possíveis leads, tinham potencial de se interessar pela sua marca, o que torna o canal de comunicação pouco útil.

Como mensurar os números do marketing de resultados?

Se você entendeu até aqui o que é marketing de resultados, agora está na hora de compreender como mensurar esses dados da melhor forma possível no seu negócio, afinal, existem ótimos indicadores que você pode levar em conta na hora de avaliar esses resultados e transformá-los, até mesmo para observar se está dando certo a sua jornada e o seu planejamento. Dá uma conferida:

Número de visitantes 

Nesse sentido, como falamos, realmente apenas muitos visitantes não significam nada, mas o que você irá fazer e avaliar com esses números e visitar. Todavia, com um bom marketing, espera-se, sim, que o seu número de usuários conhecendo a marca aumente com o tempo. 

Pense: se você está aplicando as estratégias corretas, não tem motivo para o número de visitas não aumentar, certo? O que não pode acontecer é apenas se satisfazer com os índices e deixar de trabalhar com eles, combinado?

Taxa de rejeição

A sua técnica deve mostrar um lado não tão bonito assim do seu negócio, porque ele existe, infelizmente. Isso quer dizer que, por mais que você pense que está fazendo tudo que devia, se há uma taxa de rejeição, que deve ser analisada, o seu conteúdo não está atingindo a dor do seu público e nem sendo interessante para o usuário. O que deve ser feito? Trabalhar para que esse número seja reduzido o máximo possível.

Aceitação

Porém, o contrário também ocorre. O marketing de resultados permite que você faça uma avaliação mais criteriosa da sua aceitação por parte de quem é cliente, futuro cliente ou apenas consumidor passivo do seu conteúdo. 

É nesse passo que você consegue entender melhor quantos leads foram convertidos em clientes, qual post o seu público mais gostou, em quais redes eles mais se identificam e por aí vai. É claro que, para tudo isso, é preciso ter uma persona e um público-alvo, assim como os seus objetivos, bem definidos. 

Marketing de resultados: em qual posição você está nas buscas?

Visando os resultados bem aproveitados, é claro que você terá uma maior noção sobre as posições de busca, quando pensamos em blogs e sites, e em qual colocação você está. 

A ideia é que o seu negócio sempre esteja entre os primeiros links quando alguém pesquisa uma palavra-chave que tem a ver com o seu nicho. Para isso, técnicas de SEO, por exemplo, devem ser investidas. Em nosso blog, falamos bastante sobre elas, confira outros posts nossos!

Por fim, é importante ressaltar que um ótimo jeito de melhorar as suas métricas é incorporando mais de um tipo de estratégia de marketing no seu empreendimento. 

Nesse caso, aconselhamos que você tenha bem delimitado dentro do seu segmento um outro clássico, que é o Inbound marketing, responsável por educar os seus possíveis clientes, atraindo a atenção deles, até que estejam aptos para efetuarem uma compra e fidelizarem a relação entre a sua empresa e ele.

Sabemos que os resultados digitais não são imediatos e precisam de tempo para se concretizarem, mas estudar sobre eles e colocá-los em prática é fundamental! Agradecemos a sua leitura até aqui sobre marketing de resultados e esperamos que você possa fazer bom proveito do conteúdo lido quando o assunto é a sua marca. Não deixe de ler mais artigos nossos sobre marketing digital e até a próxima!

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