Marketing digital e marketing tradicional. Como proprietário de uma empresa.

Você está constantemente tentando encontrar maneiras novas e melhores de atingir seu público-alvo. 

Você pode se perguntar se o Marketing digital e marketing tradicional, qual é a melhor opção para você.

Neste post, compararemos e contrastamos o Marketing digital e marketing tradicional para que você decida qual é a melhor opção para o seu negócio. 

Marketing digital e marketing tradicional
Marketing digital e marketing tradicional/ Foto Canva

Definindo Marketing Digital e Marketing Tradicional:

Então, qual é a diferença entre marketing tradicional e digital?

Em essência, a principal diferença entre ambos é simples. 

Por um lado, o marketing tradicional utiliza meios “convencionais”, como TV, rádio, revistas, anúncios em jornais e até  cinema, para promover negócios ou qualquer serviço. 

Enquanto isso, o marketing digital usa meios de tecnologia digital para espalhar mensagens publicitárias como  e-mail marketing, mídia social, pop-ups de sites, mecanismos de pesquisa, marketing móvel  e qualquer outra plataforma conectada à rede mundial de computadores.

Mas o marketing digital não é tão novo quanto pensávamos porque o termo existia nos anos 90, quando a primeira plataforma web 1.0 foi lançada. Embora os profissionais de marketing não acreditassem que isso seria uma revolução, tudo começou a decolar quando o primeiro banner clicável apareceu em 1993. 

Então, em 1994, o Yahoo surgiu como a nova tecnologia que começaria a moldar os mecanismos de busca, com a adesão de outros concorrentes, como Alexa ou Hotbot. 

Marketing Tradicional x Marketing Digital:

Em 1998, o Google entrou no jogo, a Microsoft lançou o mecanismo de busca MSN e o Yahoo introduziu a busca na web do Yahoo no mercado. Dois anos depois, a internet tornou-se mais difundida, e aqueles motores de busca menos conhecidos ficaram nos cantos esquecidos da internet. 

A indústria teve seu primeiro grande aumento em 2006, quando o tráfego de mecanismos de busca cresceu  6,4 bilhões em um único mês. 

No entanto, tudo se tornou mais gerenciável para os profissionais de marketing quando a web 2.0 permitiu que os usuários interagissem com outros usuários, mas o mais importante, com as empresas. Durante essa época, vimos o surgimento das primeiras plataformas de mídia social com o MySpace. 

Ainda assim, tudo ficou mais viável quando Mark Zuckerberg viu potencial de marketing em sua plataforma Facebook, e assim começou a era do marketing digital como a conhecemos.

Confira  vamos te contar tudo sobre marketing de mídia social e sua história.

O que é marketing digital?

O que é marketing digital? O marketing digital envolve tecnologias online, como mídia digital e diferentes canais de marketing digital para promover produtos e serviços. Durante o COVID, pessoas e marcas perceberam que um problema de saúde global não poderia impedir nossos comportamentos de consumo e compra. Portanto, tendências como Commerce , e Commerce ou qualquer experiência de IA foram os motores que mantiveram o marketing digital vivo durante esse período. 

De acordo com Statista, o consumidor americano que faz mais compras online cresceu 129% até agosto de 2020, e as categorias mais compradas foram utensílios domésticos (129%), lanches (113%) e produtos de higiene pessoal (89%).

Concentre-se bem no seu funil de marketing digital:

De acordo com a HubSpot, 96% dos consumidores sabem mais sobre uma marca online. Podemos apoiar isso como uma agência digital internacional com clientes em todo o mundo. Com esta mudança de comportamento do consumidor, tornou-se mais crítico focar na estratégia digital para promover marcas e se conectar com potenciais clientes usando a internet e outras formas de comunicação digital. Você ficaria surpreso ao saber que mensagens de texto e multimídia são canais de marketing como e-mail, SEO, mídia social e publicidade baseada na web. Aqui está o guia de campanha e estratégia de PPC .

Você pode trabalhar conosco, a principal agência de marketing digital , para auxiliá-lo no marketing digital.

Existem três tipos de mídias digitais:

Média conquistada:

Mídia conquistada é a publicidade do famoso boca a boca por meio do ambiente online. 

Como a mídia conquistada é o alcance orgânico, ela se torna uma das formas de mídia mais críticas para as marcas. À medida que as pessoas falam sobre as próprias marcas, há uma grande oportunidade para uma melhor visibilidade e fidelização do cliente.

Mídia Própria:

Mídia própria é a forma de mídia digital que uma empresa mantém para sempre. 

Esses canais de marketing são cruciais para envolver os usuários e nutrir leads. O conteúdo do site, blogs, páginas de mídia social, vídeos, canais do YouTube, etc., que a empresa controla com seu nome, são as formas de mídia própria.

Mídia paga:

A mídia paga constitui o alcance que uma marca ganha com os pagamentos. 

Como o alcance orgânico leva tempo e às vezes é limitado, as marcas usam mídia paga para alcançar mais públicos e criar reconhecimento da marca ou geração de leads. Por isso, a mídia paga é um dos canais de marketing mais eficazes para divulgar sua marca na web, e boas campanhas nos canais adequados podem trazer excelentes resultados.

Quais são os tipos de Marketing Digital?

O benefício do marketing digital é que ele possui uma vasta gama de estratégias para alcançar e engajar seu público. Dependendo de seus objetivos de negócios, você pode adaptar qualquer um deles para alcançá-los. Vamos olhar um por um.  

Marketing de conteúdo:

Ao contrário do marketing tradicional, você deve fazer conteúdo constantemente no marketing digital para manter o público interessado em seu negócio e nicho. Para esse objetivo, o marketing de conteúdo oferece conteúdo informativo e valioso que pode responder às perguntas do seu público ou gerar mais engajamento com tópicos interessantes. 

Este tipo de conteúdo deve ser postado regularmente porque, na internet, as coisas perdem relevância rapidamente, e você precisa estar atualizado com as novidades ou tendências da sua área de negócios.

À medida que você cria conteúdo, seu público o perceberá como uma voz confiável em sua área, ganhando fidelidade com o tempo. A ideia é que os clientes percebam você como sua primeira fonte quando surgir qualquer dúvida ou necessidade.

Prós:

Contras:

Tipos de Marketing de Conteúdo:

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO):

Esta estratégia anda na mão do Marketing de Conteúdo, e é porque visa criar conteúdos que os motores de busca, como o Google, gostem, e assim colocar o seu site na página de resultados dos motores de busca.

Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos para decidir a relevância da sua página para qualquer palavra-chave que você escolher. Eles têm atualizações constantes, portanto,  profissionais de marketing como nós precisam ajustar suas táticas para permanecerem eficazes constantemente.

Essa estratégia orgânica pode gerar um tremendo aumento no tráfego do seu site quando feita corretamente.

Prós:

Contras:

Pago por clique:

Mais conhecido como PPC, esta é a versão paga do SEO, onde você paga para que seus anúncios apareçam no topo das páginas dos mecanismos de busca. Ao aplicar essa estratégia, seus anúncios serão exibidos nesses locais com um rótulo “Anúncio” ao lado do URL. Como o próprio nome sugere, você só paga pelo seu anúncio toda vez que um usuário clicar nele.

Prós:

Contras:

Marketing de afiliados e influenciadores:

Ao trabalhar com um influenciador, você pode aumentar seu alcance levando sua marca ao seu grande público. Essa estratégia visa trabalhar com pessoas com seguidores decentes e as pessoas as consideram autoridades em seu nicho. Seus seguidores estarão abertos a experimentar ou seguir sua marca quando você se alinhar com eles.

Prós:

Contras:

E-mail Marketing:

O e-mail foi uma das primeiras ferramentas digitais que permitiu a interação entre usuários e marcas, e ainda hoje continua trazendo bons resultados para as marcas. Portanto, se você deseja iniciar uma campanha de e-mail, convide qualquer visitante do site a se juntar à sua lista de assinantes para enviar conteúdo sobre vendas, eventos especiais ou ofertas.

Essa estratégia funciona bem para manter seu público engajado, para que eles não se esqueçam do seu negócio. O truque é enviar um marketing de conteúdo valioso que os mantenha atualizados com tudo o que está acontecendo com o seu negócio. 

Prós:

Contras:

Marketing Móvel:

Com os smartphones ficando mais inteligentes a cada dia, hoje podemos fazer tudo em nossos telefones, então o marketing móvel se tornou uma das principais estratégias de marketing digital. Os smartphones tornaram nossas vidas muito mais fáceis que, mesmo pedindo à Alexa para encontrar qualquer coisa, conseguiremos em questão de segundos. A pesquisa do Google confirma isso, informando que o uso dessa função móvel aumentou 27% em todo o mundo. Confira nosso guia sobre  otimização de pesquisa por voz.

Portanto, para atender às necessidades dos consumidores, torna-se fundamental acessar todos os nossos canais de marketing por meio de seus telefones. Isso significa adicionar todas as suas plataformas de desktop em uma versão compatível com dispositivos móveis enquanto entra em aplicativos de publicidade, mensagens de texto e mensagens sociais no aplicativo.

Prós:

Contras:

Marketing de vídeo:

Entramos em um dos tipos mais eficazes de marketing de conteúdo. Com a chegada de plataformas de vídeo como o TikTok, tornou-se crucial ter algum tipo de conteúdo de vídeo para se manter engajado com o spam de pouca atenção das pessoas. Nas plataformas de mídia social, vemos como todos estão desesperados para obter apenas um minuto do seu tempo e não continuar rolando, por isso torna-se crucial optar por esse formato. 

80% dos clientes  optam por vídeos para conhecer um produto, enquanto 55% deles pesquisam antes de comprar. Podemos acrescentar mais dizendo que mais de  2 bilhões de pessoas  procuram vídeos no YouTube por mês, então você pode estar perdendo muitas chances por não tentar o marketing de vídeo.

Prós:

Contras:

Os Prós e Contras do Marketing Digital:

Então, quais são os prós e os contras do marketing digital?

Prós:

Contras:

O que é marketing tradicional?

O que é marketing tradicional? A diferença significativa entre o marketing digital e o tradicional é como o público encontra a mensagem de marketing. E o marketing tradicional utiliza a mídia convencional que inclui revistas e jornais, impressão, transmissão, telemarketing ou mala direta para envolver o público e ampliar o alcance.

Quais são os tipos de mídia tradicional?

A mídia tradicional geralmente inclui todos os métodos de publicidade e marketing não digitais.

A mídia tradicional é:

Os prós e contras do marketing tradicional:

Existem prós e contras tanto no marketing tradicional quanto no digital. Vamos dar uma olhada em algumas das principais vantagens e desvantagens do marketing tradicional:

Vantagens:

– O marketing tradicional é muito eficaz para atingir um grande público.

– É uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e criar reconhecimento de primeira linha.

– Pode ajudar no alcance local, principalmente quando comparado ao marketing digital.

Desvantagens:

– Pode ser difícil acompanhar os resultados das campanhas de marketing tradicionais.

– Muitas vezes, é mais demorado e trabalhoso do que o marketing digital.

– Pode ser difícil acompanhar as últimas tendências do marketing tradicional.

Vantagens do marketing digital:

Alcance global:

Com o marketing digital, qualquer marca pode alcançar novos mercados e negociar globalmente; e acompanhar e medir os resultados. Havia 4,66 bilhões de usuários em janeiro de 2021, usuários da Internet no mundo todo – 59,5% da população global. 

Desse total, 92,6% (4,32 bilhões) acessaram a internet por meio de dispositivos móveis. Com esse alcance tremendo, a decisão mais sábia que alguém poderia tomar é investir em canais de marketing na Internet.

Vantagens do marketing tradicional:

Alcance do público local:

A melhor parte do marketing tradicional é que ele permite atingir o público local e penetrar no mercado local. O marketing tradicional também desempenha um papel vital em fazer com que os locais conversem e interajam com eles regionalmente e diariamente. O marketing de hoje é mais do que trocar produtos por dinheiro. 

Em vez disso, é mais sobre relacionamentos pessoais entre a marca e o consumidor. Veja, as técnicas tradicionais de marketing, como anúncios em jornais, comerciais, TV local ou outdoors, impactam significativamente os clientes locais, pois o público-alvo se sente mais orgânico e menos corporativo.

O marketing tradicional é experimentado e testado:

Com o advento do marketing digital, muitas pessoas se perguntam por que o marketing tradicional ainda existe. Se o seu produto for melhor para um público situado na área local, o marketing tradicional poderá ter uma taxa de sucesso maior. 

Outdoors e anúncios de TV são técnicas comprovadas para aumentar o conhecimento da marca e estabelecer autoridade. 

Por exemplo, um show de 15 minutos no Burj Khalifa pode aumentar consideravelmente a autoridade da marca para as pessoas que passam por essa área e para os espectadores online se a marca divulgar o mesmo vídeo online.

O marketing impresso é mais fácil de processar e recuperar:

O tempo de atenção das pessoas online é deficiente. Portanto, é evidente que o marketing de papel pode ter vantagem sobre a mídia digital em termos de recall para as pessoas. Em um relatório patrocinado por uma entidade canadense, ficou claro que o marketing de papel era mais acessível para as pessoas processarem e lembrarem. 

Isso significa que as pessoas acharam mais fácil e mais inclinado a lembrar o que leram em um anúncio impresso do que em um anúncio digital.

Marketing Digital x Marketing Tradicional:

O marketing tradicional é estático, enquanto o marketing digital é dinâmico.

No marketing digital, você pode especificar o público exato para quem deseja exibir o anúncio. Ao mesmo tempo, você pode agendar pequenos orçamentos para testes e ter recursos suficientes para testes A/B. Você também pode alterar a cópia do anúncio, o orçamento, o público etc., mesmo quando o anúncio estiver ativo. Por outro lado, você não tem controle sobre seu público-alvo em uma estratégia de marketing tradicional.

A indústria de publicidade na Internet está enlouquecendo com uma mudança tão grande na atenção do cliente para a mídia digital.

O Marketing Tradicional é um canal de comunicação unidirecional, pois as pessoas não podem enviar mensagens para a marca. Já o marketing digital permite que as pessoas enviem mensagens para a marca por meio de comentários no anúncio, declarações diretas ou respostas aos chatbots.

O marketing tradicional é menos eficaz e mais caro, mas o marketing digital é mais eficaz e menos dispendioso.

A falta de recursos como selecionar o público-alvo ou conectá-lo com uma mensagem personalizada no momento preferido torna o marketing tradicional menos significativo. Portanto, muitos profissionais de marketing concordam que o marketing digital tem vantagem sobre o marketing tradicional devido à sua maior eficácia com o retorno dos gastos com publicidade e personalização aprimorada. 

A mídia tradicional e a mídia digital são competitivas, pois a maioria das marcas faz o possível para conversar com seu público. Num ambiente tão competitivo, a personalização torna-se o fator diferenciador. Como resultado, os anúncios personalizados têm uma eficácia pelo menos 50% maior do que os não personalizados. E o marketing digital oferece controle total sobre a personalização.

O impacto do marketing digital versus o marketing tradicional:

Então, o que é melhor: marketing tradicional ou marketing digital? A resposta não é tão simples. Cada tipo de marketing tem seus próprios benefícios e desvantagens, e qual é o certo para o seu negócio dependerá de suas metas e necessidades específicas.

Aqui está uma análise de algumas das principais diferenças entre o marketing tradicional e o digital:

O marketing tradicional tende a ser mais caro e demorado, mas pode ter um impacto maior nos clientes. O marketing digital é mais barato e eficiente, mas pode ser mais difícil de ser relevante na mente das pessoas.

O marketing tradicional depende fortemente de publicidade e relações públicas, enquanto o marketing digital usa mídia social, marketing por e-mail e SEO para alcançar os consumidores.

O marketing digital é mais tátil e pessoal, enquanto o marketing tradicional é mais impessoal, mas tem um alcance mais amplo.

Conclusão:

Não existe uma resposta única para todos quando se trata de decidir entre o marketing tradicional e o marketing digital. Tudo depende do seu negócio e das suas necessidades específicas.

No entanto, aqui estão algumas coisas para manter em mente ao tomar sua decisão:

– Anúncios impressos e comerciais de TV podem ser caros, em métodos de marketing tradicionais.

-O marketing digital costuma ser mais direcionado e eficiente, o que significa que você pode alcançar mais pessoas do seu público-alvo com mais rapidez.

-Os métodos de marketing tradicionais podem ser lentos para produzir resultados, enquanto o marketing digital pode mostrar resultados quase imediatamente.

Então, qual é o certo para o seu negócio? Apenas você pode tomar aquela decisão. Mas esperamos que este artigo tenha ajudado você a fazer uma escolha mais informada.

Fonte: https://blog.hubspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *