O que é gestão de mídias sociais
O que é gestão de mídias sociais / Foto Canva.

Se você está por dentro do mundo do marketing digital, já percebeu que, dentre as várias estratégias que são utilizadas, o Inbound marketing tem o seu lugar de destaque e de utilidade, não é mesmo? No entanto, para que ele seja verdadeiramente aplicado, de modo que consiga cumprir o desempenho que promete, alguns outros fatores e pormenores devem ser levados em conta, por exemplo: o que é gestão de mídias sociais? Você sabe a importância dela para alavancar o seu negócio?

No Inbound marketing e para a sua empresa e empreendimento de modo geral, ter esse gerenciamento de redes sociais na ponta do lápis é importantíssimo para que você aplique as técnicas da melhor forma no seu dia a dia, sem perder tempo com estratégias que não dão resultado. 

Afinal, se você busca fidelizar clientes e firmar a imagem da sua marca na mente do público, aplicar seus conhecimentos nas redes sociais é um dos caminhos mais vantajosos atualmente. Por isso, veja detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre esse tema em nosso artigo logo abaixo.

O que é gestão de mídias sociais?

Atualmente, entender o que é a gestão de mídias sociais permite que a sua marca chegue a mais pessoas em um período de tempo cada vez mais curto, humanizando as relações entre empresas e clientes e possibilitando que a interação seja instantânea.

Inclusive, segundo as pesquisas mais recentes, cerca de quase 4 milhões de usuários das redes sociais consomem, pelo menos, mais de 3 horas de conteúdos onlines por dia. Ou seja, sua marca precisa estar nesses espaços!

Mas a pergunta que fica no ar: o que é esse tal gerenciamento de redes sociais? Bom, ele é a porta para que você consiga conhecer melhor o seu público e mensurar o que convém ou não de ser publicado, o que deu resultado ou não, as “dores” que o seu cliente está demonstrando etc. Além disso, é por meio das redes que você consegue aprimorar o seu mercado, porque entenderá o que está fazendo sucesso atualmente ou não.

As redes sociais são ótimos parâmetros de resultados positivos, pois qualquer estratégia do marketing digital se fortalece ainda mais quando estamos diante do uso das mídias sociais. Logo, gerenciar e controlar a sua atuação e presença nas principais redes do momento, como Twitter, Instagram, TikTok e YouTube é um passo importante na sua prospecção. 

Agora, se você está se perguntando como fazer isso, nós temos essa resposta para você. Veja como colocar a mão na massa quando o assunto é gerenciar suas redes do modo mais assertivo possível.

Gerenciamento de redes sociais: como usar o YouTube?

Conforme os dados de 2020 no meio digital, o YouTube se consagrou como a rede preferida de boa parte dos usuários da internet, tirando do ranking o famoso Facebook. Portanto, investir nessa plataforma ainda é, mesmo depois de muito tempo, uma forma prática da sua empresa estar na “boca do povo”.

Entretanto, o tempo passou e os vídeos se modernizaram, o que significa que você deve priorizar o que está sendo priorizado. Como assim? Se antes os vídeos longos eram mais aclamados, hoje em dia a história mudou. Confira o que mais está dando certo nessa rede se você deseja atuar nela:

Instagram

Caso você não saiba, o Brasil está entre os países que mais consomem conteúdos no Instagram, estando em terceiro lugar nesse ranking e perdendo apenas para os EUA e para a Índia. Portanto, caso você seja uma empresa que deseja atuar nessa rede, veja se o seu modo de atuação é o B2C, isto é, o contato direto entre empresa para com cliente, porque a interação é bem objetiva e direta.

O outro passo é pesquisar melhor sobre questões como funil de vendas, métricas, algoritmos, horários de publicações, parcerias, impulsionamento de posts e muito mais. Tudo isso permite que você gerencie com perfeição essa mídia. O primeiro passo sempre é entender o que o seu cliente espera de você e do seu nicho, claro, sempre com personas e público-alvo bem definidos. 

Depois, é aprimorar os seus conhecimentos de marketing digital e colocá-los no espaço em que você e a sua marca desejam estar. Aqui no blog, diversos artigos são criados para explicar melhor essas questões, dê uma conferida e amplie seus estudos!

Twitter

Nesse sentido, a interação no Twitter é o forte dessa rede social, pois um comentário, que tem um limite de caracteres, fala diretamente com algo ou alguém em específico. Dessa forma, é interessante que a sua marca se estabeleça, nesse caso, com objetividade. Publicando posts que, apenas com uma breve leitura de poucas linhas, consiga alcançar quem está lendo.

Essa mídia é conhecida por polêmicas e por problematizar também, então você pode preferir se esquivar disso ou usar essa tendência ao seu favor. No Twitter, você consegue tráfegos orgânicos, gerar leads, melhorar a consciência da sua marca, entrar nas trends e memes e muito mais.

O que é gestão de mídias sociais no WhatsApp?

Por fim, se você acha que não tem como gerenciar as mídias sociais no WhatsApp, é bom repensar, já que ele é a terceira rede social mais usada em nosso território e tem um ótimo poder de disseminar informações para todos os públicos de todas as idades e classes sociais.

A ideia é utilizá-lo na comunicação e no repasse de mensagens, mas isso precisa ser feito com sabedoria. Primeiro, é importante que você conheça o seu alvo e veja se este quer ser abordado por meio dessa rede, deixando sempre claro que é opcional a participação da pessoa em qualquer abordagem de compra e venda, por exemplo.

Tendo isso bem delimitado, uma ideia que tem ganhado força é a de adicionar algumas pessoas em uma lista de transmissão para que a mesma mensagem que você passar para um usuário, chegará em outros do mesmo modo e na mesma hora. 

Além disso, grupos privados de WhatsApp com ofertas e informações exclusivas também cativam o cliente e humanizam a sua marca, até porque, quem não gosta de se sentir exclusivo, hem?

Pontos principais na gestão de mídias sociais

Nesse contexto, para resumir tudo o que foi dito e, assim, garantir que você tenha êxito na sua atuação nas redes sociais, vamos pontuar em tópicos o que se deve ter em mente nesse processo. Isso porque, não basta sair publicando conteúdos aleatórios que, ou garantem qualidade, ou garantem quantidade. 

Para alcançar mais pessoas de forma orgânica e melhorar cada vez mais sua imagem para o público, é preciso qualidade, mas também quantidade, constância e muito mais. Veja só:

E então? Vai começar hoje mesmo seu gerenciamento de redes sociais? Esperamos que você tenha entendido o que é gestão de mídias sociais e como isso impacta, e muito, os seus resultados e o seu desempenho. 

Agradecemos a leitura até aqui e, para saber mais dicas preciosas sobre o meio do marketing digital, não deixe de ler os demais artigos do blog. Lembre-se sempre de que conhecimento é poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *