O que é SEO e para que serve? Confira o guia completo sobre esse assunto e não fique perdido. O marketing digital realmente é, como aquele velho ditado, “uma mão na roda” para alavancar resultados de modo orgânico, que siga fielmente a sua proposta e agrade ao seu público-alvo.

Entretanto, para que ele possa ter a potência que é capaz de ter, alguns recursos e estratégias devem ser levados em conta. Por exemplo, você sabe o que é SEO e para que serve? Aplica essa técnica na criação dos seus conteúdos?

Se a sua resposta foi não, você precisa entender melhor sobre esse passo do marketing digital e como ele é indispensável para que os seus resultados sejam ainda melhores. 

Para isso, criamos no artigo abaixo um guia completo e bem tranquilo de ser lido, com o intuito de te explicar o que é o SEO, para que serve e muitos outros detalhes que não podem passar em branco. Leia atentamente e saiba mais.

SEO:  Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca)

Em primeiro lugar, caso você esteja perdido, SEO significa, traduzindo a sigla do inglês para o português, a otimização de mecanismos de busca, afinal, todos que estão buscando crescer com seus sites e blogs possuem o mesmo objetivo: que ele chegue a mais pessoas e seja visto sempre por um número cada vez maior de usuários, não é verdade? 

Desse modo, ao buscar entender o que é SEO e para que serve, a primeira resposta que você terá é essa: ele auxilia na otimização das buscas acerca de determinado assunto, no caso, o do seu nicho, colocando o seu site em primeiro lugar nas buscas do Google, por exemplo.

Assim, toda vez que você busca um determinado termo ou assunto no Google, ele automaticamente traz à tona os que são considerados mais relevantes em termos de conteúdo, otimização, facilidade para procurar respostas, leitura fluida, inovação, autoridade na escrita e muito mais.

Isso porque, sempre que uma página é publicada, a plataforma faz a indexação dela, ranqueando em mais ou menos útil para quem busca seu conteúdo.

Logo, a ideia é a de que você, dono de um site, esteja sempre na primeira página dessas buscas.

Com isso, nota-se que é quase impossível se sair bem nessa área do marketing digital se você não usa o SEO corretamente, pois o próprio Google avalia esses critérios.

Como funciona o SEO?

Em um outro post aqui do blog, comentamos sobre o que é levado em conta na hora de avaliar se um SEO de uma página está de acordo com o esperado ou não.

Entretanto, de modo geral, entende-se que o SEO visa garantir que os conteúdos sejam sempre os mais autênticos, úteis, fluidos e otimizados possíveis.

Inclusive, é justamente por isso que o SEO utiliza as chamadas palavras-chaves, que são os marcadores de busca que filtram a sua pesquisa e, por consequência, visibilizam a sua página.

A ideia é que o internauta tenha, em um curto período de tempo, acesso aos posts mais atualizados, de páginas que mantém uma constância e que sejam originais, diferentes da maioria. 

Além disso, o SEO também busca deixar o processo de leitura mais ágil, então ter links que direcionam o leitor para outros assuntos dentro do seu próprio site no momento da leitura do texto é muito importante. 

Por exemplo: você está lendo sobre marketing digital, mas ficou com dúvida sobre o que significa Inbound, certo?

O dono do site deixará linkado na palavra em questão um outro artigo que te explicará melhor sobre isso, o que auxilia na conexão de buscas e na interligação dos conhecimentos.

Por meio disso, o seu site fica cada vez mais conhecido por ser rápido, eficaz e bem completo nas produções que são entregues.

Outros pontos também são analisados no SEO para além das palavras-chaves, autoridade, bom conteúdo, links etc., como é o caso da velocidade do seu site, as métricas de visitas e muito mais. 

Vantagens e benefícios do SEO

Nesse sentido, apesar de já ter ficado claro a respeito sobre o que é SEO para o meu site e para que serve, não custa ressaltar alguns pontos essenciais para que fique bem detalhado, não é mesmo?

Veja o que você ganha aplicando do jeito correto a técnica do SEO:

É claro que nada ocorre do dia para a noite. Esses e outros benefícios são um processo que você irá adquirir à medida em que tiver constância nessas produções fiéis às técnicas.

Mas sem essas estratégias, o caminho se torna ainda mais árduo. 

Caso você deseje averiguar hoje mesmo como anda o seu SEO, basta utilizar um recurso não pago que faça esse relatório para o seu site.

Dentre os mais diversos tipos, existe o SEO Analyzer, que é uma ferramenta de SEO totalmente gratuita.

Para colocar em prática, basta inserir a URL de seu site e aguardar o relatório que será gerado, simples assim!

A ferramenta aponta todos os erros de SEO presentes na página, os quais estão prejudicando o seu ranking do Google ser melhor, e te possibilita melhorar com maior exatidão.

Agora que você já sabe mais sobre o que é SEO e para que serve, que tal começar a aplicar o SEO no seu site?

Se desejar, em nosso blog, temos mais outros artigos acerca desse assunto e de outros que envolvem o marketing digital.

Eles, sem dúvida, são ótimas fontes de conhecimento para expandir os seus estudos, dê uma conferida! Agradecemos a sua leitura até aqui e te esperamos em uma próxima!

O que significa SEO?

SEO significa, traduzindo a sigla do inglês para o português, a otimização de mecanismos de busca

Para que serve o SEO?

Ele auxilia na otimização das buscas acerca de determinado assunto, no caso, o do seu nicho, colocando o seu site em primeiro lugar nas buscas do Google, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *