Não é segredo para ninguém que a nossa forma de se relacionar na atualidade é bem diferente do que há alguns anos, o que significa que a nossa maneira de se apresentar, ainda mais quando se trata de vender a nossa imagem, marca, produto, serviço e tantos outros pontos, deve se atualizar conforme a modernidade. Logo, isso implica diretamente sobre o marketing digital e, ainda, o seu posicionamento nas redes sociais.

Afinal, reflita por um momento: quando se deseja transmitir uma ideia X, independentemente do que você ache ou não, ter uma estratégia é fundamental para que o seu nome seja veiculado da maneira que você espera, potencializando seus resultados positivos e trazendo para a sua marca a conversão de clientes e usuários que você deseja. Por isso, se posicionar e, mais, do jeito correto, é a chave do sucesso. Leia mais sobre isso logo abaixo.

Posicionamento nas Redes Sociais o que é, como fazer e mais
Posicionamento nas Redes Sociais o que é, como fazer e mais

O que é se posicionar nas redes sociais?

Apesar do pequeno spoiler acima sobre o que vem a ser um posicionamento nas redes sociais, é indispensável um tópico só para explicar esse conceito. 

Sendo assim, o posicionamento busca, depois da aplicação de algumas estratégias que vamos abordar mais à frente, influenciar o consumidor do seu conteúdo, de modo que a percepção que ele tenha da sua marca seja exatamente aquilo que você deseja. 

Para isso, você buscará criar na mente dos clientes, por exemplo, a imagem ideal da sua marca, isto é, o que eles esperam do seu trabalho coincidirá com o que você está demonstrando, está posicionando. 

Logo, a expectativa que os usuários das redes sociais criaram ao seu respeito – da sua marca – será suprida e isso é um ponto extremamente positivo para o seu negócio.

Qual a importância de se posicionar nas redes sociais?

Nesse sentido, complementando o que foi dito logo acima com relação ao posicionamento nas redes sociais, é importante acrescentar nesse combo que: tendo uma posição bem estabelecida, a atração de novos clientes, mas também a fidelidade dos que já estão com você, será muito mais positiva. 

Além disso, você expande a sua networking, atraindo novas parcerias, vendas, clientela fixa, indicações mais recorrentes e cria no imaginário das pessoas  uma associação direta entre você e qualidade, eficiência, proatividade e tantos outros adjetivos bons. 

Dicas de como ter um bom posicionamento

Agora que você entendeu melhor como funciona, o que é e para que serve um bom posicionamento nas redes sociais, que tal aprender dicas práticas para sair da teoria e adentrar na aplicação dos termos estudados? Veja só o que separamos para você.

Identifique onde o seu público-alvo está

Primeiramente, é essencial que o seu público-alvo esteja bem definido não apenas para um bom posicionamento nas redes sociais, mas para qualquer estratégia que envolva marketing digital. 

Como já foi dito em um artigo anterior, público-alvo é diferente de persona, já que o público configura-se como um grupo, demograficamente falando, que se enquadra no perfil da sua marca, ao passo que a persona é um detalhamento do cliente ideal. 

Por meio dessa explicação, já é visível que, sem um público-alvo, você não consegue trabalhar. Afinal: com quem você estará falando? Para quem? De que modo? Com qual linguagem? Enfim, tenha isso bem alinhado antes de qualquer decisão!

Sempre utiliza uma linguagem que tenha a ver com a rede social que você está

Depois de definir o tópico anterior, certifique-se de que o modo como você está se posicionando, ou seja, se apresentando e veiculando os conteúdos, seja 100% adequado a rede social em que você está. 

Concorda que a linguagem utilizada em um blog, até mesmo o número de palavras que você usa, não será a mesma que deve ser usada no Instagram? Ou, ainda, um e-mail não tem a mesma linguagem e formatação de um post no Facebook?

Ficar de olho nesses detalhes é o que muda o seu posicionamento e faz com que relações mais humanizadas e produtivas entre marca e cliente sejam efetivadas.

Ofereça conteúdos relevantes e conforme o funil de vendas

Público-alvo definido e linguagem adequada? Crie conteúdos que sejam relevantes e, sem sombra de dúvidas, estude sobre o funil de vendas. 

Isso porque, para cada fase que o seu cliente está com relação a você, seja na descoberta que a sua marca existe até a finalização de uma compra e o pós-venda dela, um conteúdo diferente deve ser criado.

Portanto, não vá no impulso de criar posts para o Instagram de forma aleatória, por exemplo. Estude conteúdos sobre descoberta, aprendizado, efetivação de compra e muito mais, e tenha uma estratégia para tudo que você associa ao seu empreendimento.

Estabeleça um objetivo de posicionamento nas redes sociais

O seu posicionamento nas redes sociais deve ter um objetivo e deve ter sido planejado, assim como tudo na vida. Então, fique de olho no seu nicho, o que os usuários da rede esperam de você e trace uma meta: quero ser reconhecido de tal modo.

Isso facilita você encontrar o que está buscando, sem ficar perdido ou apostando várias fichas em algo que dificilmente te conduzirá no caminho que você deseja trilhar.

Busque parcerias que tenham a ver com o seu nicho como forma de credibilidade 

Por fim, sempre que possível, expanda a sua rede de apoio, buscando parcerias e ser citado por grandes influências que tenham a ver com o seu negócio.

Tal atitude traz credibilidade a você, melhora o seu posicionamento e faz com que você seja reconhecido não apenas pelo que faz, mas também por quem te indica, pelos seguidores do outro perfil que comentou sobre você!

Esperamos que as dicas e explicações acerca do seu posicionamento nas redes sociais sejam de grande utilidade para você e que consiga colocar em prática tudo o que foi visto.

Obrigada pela leitura até o final e não se esqueça de conferir outros artigos que se complementam e te ajudam a crescer de forma orgânica e rápida no mercado do marketing digital. Até a próxima!

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