Rede social, o que são? As redes sociais são sites e aplicativos que permitem que usuários e organizações se conectem, comuniquem, compartilhem informações e formem relacionamentos. As pessoas podem se conectar com outras pessoas na mesma área, famílias, amigos e pessoas com os mesmos interesses. A rede social é um dos usos mais importantes da internet hoje.

Sites de redes sociais mais usadas, como Facebook , Yelp, Twitter, Instagram e TikTok, permitem que os indivíduos mantenham conexões sociais, mantenham-se informados e acessem, bem como compartilhem uma grande quantidade de informações. Esses sites também permitem que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo.

Os sites de rede social vem de longo tempo, ou seja desde quando o primeiro site de rede social, SixDegrees.com, em 1997 foi lançado. Hoje, o mundo está adotando rapidamente novas plataformas de rede social. Seja bem vindo ao nosso Portal mdm, e aproveite a leitura.

Rede social, o que são
Rede social / Foto Canva Pró

Como funciona a rede social?

O termo rede social implica ter conexões nos mundos real e digital. Hoje, esse termo é usado principalmente para fazer referência às comunicações sociais online. A internet tornou possível que as pessoas encontrem e se conectem com outras pessoas, que talvez nunca tivessem conhecido.

As redes sociais online dependem da tecnologia e da conectividade com a Internet. Os usuários podem acessar sites de redes sociais usando seus PCs, tablets ou smartphones. A maioria dos sites de redes sociais é executada em um back-end de bancos de dados pesquisáveis ​​que usam linguagens de programação avançadas, como Python , para organizar, armazenar e recuperar dados em um formato fácil de entender. Por exemplo, o Tumblr usa produtos e serviços em suas operações diárias como Google Analytics , Google Workspace e WordPress.

O que são redes sociais?

Com o amplo espectro de sites, aplicativos e serviços que existem online, não existe uma única definição exata de rede social. Geralmente, as redes sociais têm alguns atributos comuns que as diferenciam.

Embora frequentemente usadas de forma intercambiável, a rede social é diferente da mídia social . Uma rede social se concentra nas conexões e relacionamentos entre indivíduos. A mídia social é mais focada em um compartilhamento individual com um grande público. Nesse caso, a mídia é usada no mesmo sentido que na mídia de massa. A maioria das redes sociais também podem ser usadas como sites de mídia social.

Qual é o objetivo das redes sociais?

As redes sociais cumprem os seguintes quatro objetivos principais:

Quais são os diferentes tipos de redes sociais?

Embora existam várias categorias de sites de redes sociais, os seis tipos mais comuns são os seguintes:

Rede Social: Quais são as vantagens e desvantagens?

As redes sociais podem ter dois lados. Por um lado, fornece benefícios sociais inigualáveis, mas também pode tornar as pessoas mais vulneráveis ​​à disseminação de desinformação, bem como a ameaças à privacidade e à segurança.

As redes sociais oferecem os seguintes benefícios para consumidores e empresas:

As redes sociais também têm as seguintes desvantagens:

Redes sociais nos negócios:

Há muitas maneiras pelas quais uma empresa ou organização pode usar as redes sociais. Globalmente, a pessoa média gasta mais de duas horas por dia usando as redes sociais. Isso representa uma grande oportunidade de mercado. A maioria das redes sociais é administrada por empresas com fins lucrativos. 

Eles obtêm a maior parte de sua receita com a venda de anúncios ou conteúdo promovido. A Meta, empresa controladora do Facebook, tem um valor de mercado de quase US$ 300 bilhões. As redes sociais podem ser usadas para pesquisa de clientes, engajamento e marketing. Eles oferecem uma maneira de conectar empresas e clientes diretamente. 

As marcas podem construir uma comunidade em torno de si mesmas. As redes sociais coletam informações sobre o que os usuários gostam e não gostam, permitindo uma publicidade extremamente direcionada. A escuta da mídia social permite que uma organização aprenda o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa.

Algumas empresas estão implementando redes sociais internas. Em organizações muito grandes, isso pode aumentar o envolvimento e a satisfação dos funcionários. Além disso, à medida que as equipes se tornam mais diversificadas geograficamente ou têm membros trabalhando em casa, as redes sociais privadas podem promover a colaboração e o compartilhamento de informações. Algumas empresas estão começando a usar as redes sociais em suas estratégias de recrutamento.

Exemplos de redes sociais:

Cada organização estabelecida anuncia em redes sociais nos dias de hoje. Aqui estão quatro exemplos de sites de redes sociais:

Quais são os 10 principais sites de redes sociais?

Embora existam inúmeros sites de redes sociais, os seguintes sites são os mais populares:

  1. Facebook. Os usuários do Facebook criam perfis, compartilham informações, enviam mensagens e postam atualizações de status em seus murais . Classificado como a plataforma de rede social mais ativa pelo DataReportal, o Facebook tem mais de 2,9 bilhões de usuários ativos. Em 2021, a empresa foi renomeada para Meta para refletir seus negócios além das mídias sociais.
  1. YouTube. Este popular site de compartilhamento de vídeos permite que os usuários compartilhem, carreguem e publiquem vídeos e vlogs. De acordo com a Global Media Insight, o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.
  1. WhatsApp. Este aplicativo gratuito de mensagens instantâneas permite que os usuários enviem mensagens de texto, façam chamadas de voz e vídeo e compartilhem documentos. Segundo o WhatsApp, ele tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.
  1. Instagram. Essa plataforma de mídia social gratuita permite que os usuários compartilhem vídeos e fotos longos e curtos. Ele foi projetado principalmente para usuários de smartphones iOS e Android, mas também está disponível uma versão para desktop. No entanto, o compartilhamento e o upload de conteúdo só estão disponíveis por meio do aplicativo Instagram. Também de propriedade da Meta, o Instagram tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em dezembro de 2021, de acordo com a CNBC.
  1. TikTok. Este aplicativo é usado para compartilhar e fazer vídeos curtos personalizados. O TikTok atende a um público mais jovem e é conhecido por ser uma plataforma de rede social animada e divertida de usar. De acordo com o boletim informativo Business of Apps , o TikTok tem mais de 1,2 bilhão de usuários no final de 2021.
  1. Tumblr. Este site de microblog permite que os usuários publiquem multimídia e outros tipos de conteúdo em postagens curtas de blog. Os usuários também podem seguir outros usuários e tornar seus blogs privados. De acordo com o Finances Online, em fevereiro de 2021, o Tumblr tinha mais de 518 milhões de contas de usuários.
  2. Twitter. Lançada em 2006, essa plataforma de mídia social permite que os usuários compartilhem seus pensamentos e opiniões com um público amplo, postando mensagens conhecidas como tweets que contêm até 280 caracteres. De acordo com o DataReport, em janeiro de 2022, o Twitter tinha mais de 436 milhões de usuários.
  1. Pinterest. O site de favoritos do Pinterest permite que os usuários salvem e organizem links para recursos e destinos online favoritos por meio de marcação . De acordo com o Pinterest Inc. A plataforma tem 431 milhões de usuários ativos mensais globais em dezembro de 2021 – uma queda de 6% em relação ao ano anterior.
  1. Reddit. Fundado em 2005, o Reddit oferece uma coleção diversificada de fóruns e subfóruns – também conhecidos como subreddits – sobre uma variedade de tópicos, incluindo esportes, notícias de última hora e tecnologia. Aqui, os usuários podem comentar as postagens uns dos outros, bem como compartilhar notícias e conteúdos. Segundo o Reddit, tem mais de 50 milhões de usuários ativos diariamente. Isso se traduz em 430 milhões de usuários mensais em 2019, de acordo com o The Small Business Blog .
  2. Snapchat. Este aplicativo multimídia pode ser usado em smartphones com Android ou iOS. Fundado em 2011, o Snapchat permite que os usuários enviem fotos ou vídeos chamados snaps para amigos. Esses snaps desaparecem depois de serem visualizados. De acordo com a Snap Inc., o Snapchat tem 319 milhões de usuários ativos diariamente no final de 2021.

Fonte: https://www.imaginated.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *