SEO marketing digital aprenda o básico. Você está apenas começando e quer aprender o básico do marketing digital para iniciantes? Este guia passo a passo traz um estudo prático, no entanto você pode começar a aplicar hoje.

Parece que para onde quer que você olhe, marcas e indivíduos estão se posicionando como especialistas em SEO marketing digital. Talvez esses gurus avançados sejam ótimos para empresas que investem em marketing digital há anos. E quando você está apenas aprendendo o  básico do marketing digital? Este guia abrangente fornecerá as instruções de que você precisa para seguir o caminho do sucesso, quer sua empresa esteja online ou esteja vendendo localmente.  

O SEO marketing digital não precisa ser complexo. Depois de dominar o básico, você pode começar a lançar ferramentas e técnicas de tecnologia realmente sofisticadas que podem impulsionar seus negócios para o próximo nível. Todo mundo tem que começar de algum lugar! Aqui está o nosso guia básico para profissionais de marketing digital.

SEO Marketing Digital
SEO Marketing Digital / Foto Canva Pró.

SEO marketing digital: Quais são os fundamentos do marketing digital?

Não se preocupe, ninguém espera que você saiba como codificar um site, como colocar anúncios de mídia social com precisão e como otimizar totalmente seus anúncios gráficos do Google quando você ainda está entrando no meio do marketing digital.

Existem algumas ferramentas básicas que você pode usar para começar a garantir que sua empresa tenha uma base sólida para futuros esforços de marketing digital.

O marketing digital é a arte e a ciência de alavancar ativos digitais para gerar engajamento e vendas para sua marca.  

Veja aqui as principais estratégias que encontra-se em sua caminhada no marketing digital:

Esta está longe de ser uma lista exaustiva, mas dá uma ideia da amplitude de opções que você tem quando começa a explorar o marketing digital para sua marca.

SEO Marketing Digital é fácil?

Parece uma pergunta capciosa, mas a resposta é sim por outro lado, definitivamente não, tudo ao mesmo tempo. 

O marketing digital, em sua essência, significa conectar pessoas e as melhores marcas de maneira que dê certo. Aliás, precisa ser muito simples. No entanto, você faz um site, cria e adiciona bastante conteúdos interessantes, e também coloca alguns produtos para venda. O usuário ideal acha o seu site, fica surpreso e gosta das imagens e das descrições dos produtos que você está mostrando, então ele faz uma compra, e acaba se tornando um cliente fixo.

Você não acha fácil? Não se iluda pois não é muito fácil assim.

O marketing digital envolve um jogo de cintura entre profissionais de marketing, e alguns graus tecnológicos que criam software e serviços facilitadores destas conexões e reduz a situação durante a jornada do cliente.

Entretanto, qualquer indivíduo, pode fazer um site WordPress, com rapidez e fazer um pouco de trabalho para otimização do conteúdo criado no site, tem que garantir que as imagens e valores atraiam os usuários, sendo também capaz de atrair as pessoas para seu site. Tudo que te falamos acima, proporciona o formar o famoso Marketing digital.

SEO marketing digital: Quais são os 6 tipos de marketing digital?

Existem muitos outros tipos de marketing digital, mas esses quatro componentes principais formam a base de qualquer estratégia de marketing digital moderna.

1. Marketing de conteúdo:

Os mecanismos de pesquisa AMAM o conteúdo. Eles querem conteúdos atraentes, relevantes para o pesquisador, tem que ser sempre atualizado frequentemente, enriquecido. O marketing de conteúdo envolve pesquisar palavras-chave, escrever artigos, melhorar a descrição de produtos e serviços em seu site e criar conteúdo educacional que fará com que seu público se envolva mais profundamente com sua marca.

2. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca):

Existem táticas para otimização de mecanismo de pesquisa no local e fora do local, e bons profissionais de marketing digital trabalharão nos dois lados da equação.  O SEO no local envolve garantir que seu site seja desenvolvido corretamente com a estrutura adequada que atraia os mecanismos de pesquisa. O SEO externo refere-se a quaisquer ações que você está realizando para sua marca que acontecem fora de suas principais propriedades digitais.

Isso pode incluir encorajar sites externos a criar links para sua marca e postar conteúdo em diferentes locais da Web, incluindo trilhas de navegação que levam de volta ao seu site.

3. SMM (Marketing de Mídia Social):

As duas principais formas de marketing de mídia social: Sendo eles o pago e o orgânico. No entanto o marketing de mídia social pago, ponham todos os anúncios que nós amamos e conhecemos bem.  Portanto, envolve muitas opções que são pagas e atraem  novos clientes, para sua marca ou página. 

A mídia social orgânica, é mais ousada mas também se torna mais divertida de implantar.

Você tem mais alcance orgânico a partir de sua marca informar ou educar seu público alvo, trazendo interesse ao leitor de forma, que ele compartilhe e use este conteúdo que você mostra e cria. 

Sendo assim em forma de compras no site, depois de visualizar a postagem, ou envolvendo o usuário de forma que você poste informações sobre a marca que você trabalha no seu perfil e mídias sociais.

4. SEM (Marketing de Mecanismo de Busca):

Por fim, o marketing de mecanismo de pesquisa é o que muitas pessoas consideram marketing digital tradicional. Os anúncios são colocados nos mecanismos de pesquisa Google ou Bing, portanto, quando um usuário está procurando a resposta para uma pergunta específica, seu anúncio pago exibe sua marca no início da página dos resultados de mecanismo de pesquisa (SERP).

5. Anúncios pagos:

Os anúncios pagos são uma maneira divertida de chegar a um público mais amplo e trazer mais tráfego para o seu site. Mais barato do que a publicidade tradicional, você pode anunciar em várias plataformas usando métodos como Google Ads, Facebook Ads e outras ofertas de anúncios de mídia social.

Você vai querer usar imagens ou vídeos atraentes em qualquer tipo de anúncio que escolher para chamar a atenção de seu público com mais facilidade. Você também vai querer incluir uma chamada à ação irresistível.

6. E-mail Marketing:

O marketing por e-mail está longe de estar morto hoje em dia e continua sendo um método altamente eficiente para suas campanhas de marketing digital. A chave é gerar mais leads de alta qualidade por meio de seus outros esforços online.

A partir daí, envie conteúdo de alta qualidade em seus e-mails que falem com eles pessoalmente, abordando interesses, desejos ou necessidades e seduzindo-os a continuar em seu site. Listas de e-mail são ouro para suas campanhas de marketing. Aproveite ao máximo, atendendo ao seu conteúdo para obter melhores resultados.

SEO marketing digital: Quais são os 5 Ps do Marketing Digital?

Os 5 Ps são simples e estão aqui, veja: Produto, Preço, Promoção, Praça e Pessoas. Todos esses fatores devem funcionar juntos para que suas estratégias de marketing digital sejam bem-sucedidas.

Produto:  Seus serviços ou produtos, precisam estar no centro dos seus esforços de marketing. Precisamos saber quais os interesses e necessidades do seu público alvo, e isso precisa ser levado em conta na hora de escolher os serviços ou construir produtos.

Preço:  você analisará uma estratégia de margem de lucro ou está mais interessado em determinar o preço que o mercado suportará? Para que você tenha uma estratégia de valores, deve e pode mudar com o tempo, exija alguns reajustes, antes de ter a combinação exata.

Promoção: Como e  onde você vai promover seus serviços e produtos? As promoções não precisam ser pagas; você também pode trabalhar com influenciadores para promover sua marca e oferecer descontos e uma variedade de alternativas criativas que ajudarão a manter seu orçamento de anúncio alinhado e, ao mesmo tempo, aumentar o reconhecimento de sua marca.

Local:  Embora o marketing no passado geralmente incluísse um local físico, o marketing digital transcende isso para propriedades digitais, como seu site e aplicativos móveis.

Pessoas:  Quem é sua tribo? Seus produtos e serviços podem ser mainstream ou de nicho – definidos de forma que haja uma pequena parte do mercado que seja verdadeiramente apaixonada pelo que você produz ou pelas histórias que conta.

Entender como os 5 Ps se conectam  e geralmente precisa de um aprendizado a mais, além disso você pode fazer um rápido estudo na Internet.  Você precisa de um curso de marketing digital para iniciar seu aprendizado.

SEO marketing digital: Marketing Digital x Marketing Tradicional

Embora o marketing digital e o marketing tradicional compartilhem um objetivo comum, os métodos que cada um usa diferem. Aqui estão as diferenças essenciais.

Público:

O marketing digital permite que você personalize seus esforços para um público maior em todo o mundo, visando dados demográficos e segmentos de clientes específicos para atender a cada campanha. Em contraste, o marketing tradicional concentra-se em públicos mais locais e geralmente podem ser alcançados por meio de transmissão ou mídia impressa.

Entrega de conteúdo:

No marketing digital, você tem a capacidade de entregar conteúdo por meio de vários canais, dependendo das preferências e necessidades do seu público-alvo. Esses canais podem incluir postagens de blog, vídeos do YouTube, e-mails, SMS (textos) e mídias sociais. O marketing tradicional oferece conteúdo por meio de canais de estilo antigo, incluindo rádio, televisão, jornais, revistas, mala direta e displays.

Interação:

O marketing digital permite que você interaja diretamente com seu público-alvo com mais frequência. Essa interação pode ocorrer por meio de fóruns, contas de mídia social, comentários em sites e questionários interativos. Esses recursos de interação mudam o jogo quando se trata de atingir um público.

O oposto disso ocorre no marketing tradicional, onde a promoção é feita por meio de materiais físicos, como catálogos, panfletos e brochuras.

Eventos:

Os esforços de marketing digital criaram um aumento em webinars, cursos e eventos online. Qualquer pessoa pode participar de qualquer lugar, até mesmo de sua cadeira favorita na sala de estar. Ainda assim, muitos consumidores continuam a preferir um evento presencial tradicionalmente comercializado.

Criar, patrocinar ou participar de convenções, seminários ou conferências ao vivo pode aumentar a conexão com os clientes e aumentar o conhecimento da marca.

Dicas para Iniciantes:

Como iniciante em marketing digital, você não precisa se sentir intimidado ou perdido. Aqui estão algumas dicas para tornar o marketing digital para iniciantes mais fácil de entender e seguir em frente.

Saiba tudo o que puder sobre o conhecimento da marca:

Construir o reconhecimento da marca é um elemento essencial para sua estratégia de marketing e seu sucesso. Comece sabendo tudo o que puder sobre ele e seus benefícios.

Essencialmente, o conhecimento da marca é o reconhecimento e a familiarização de sua marca, produto ou serviço por outras pessoas. 

Para aumentar essa conscientização, você precisará ajudar os consumidores a aprender mais sobre seu negócio, os produtos ou serviços que você oferece e o que o destaca de seus concorrentes.

Existem várias maneiras de criar reconhecimento de marca. A consistência na forma como você apresenta sua marca em todos os canais e plataformas será fundamental. Os consumidores poderão olhar para um blog ou postagem de mídia social e saber instantaneamente que é seu se você fizer isso direito.

SEO está em todo lugar:

Search engine optimization (SEO) está em toda parte hoje! Depois de reconhecer isso, é hora de entrar no jogo, entendendo como o SEO funciona e como usá-lo a seu favor.

Claro, pode ser um pouco intimidador no começo, então comece devagar e com calma. Identifique palavras-chave e frases que seu público-alvo usa para realizar pesquisas. Incorpore-os em todo o seu conteúdo para que seu público possa encontrá-lo com mais facilidade. A partir daqui, você deve considerar uma estratégia de criação de links para impulsionar ainda mais o seu SEO.

Se você começar a se sentir ansioso, lembre-se de agir um passo de cada vez e continue aprendendo tudo o que puder sobre técnicas de SEO e ferramentas disponíveis. Em breve você o usará para aumentar o tráfego do site, obter leads de maior qualidade e muito mais.

Descubra o potencial online da sua marca:

Um dos momentos mais poderosos que podem ocorrer como um profissional de marketing digital é descobrir o potencial online de sua marca. O marketing digital é o caminho perfeito para gerar leads de alta qualidade que resultam em mais interação com sua marca e, por fim, em vendas mais altas.

Você pode descobrir oportunidades para oferecer webinars para clientes, criar cursos, patrocinar eventos ou se tornar um líder de pensamento em seu campo. O potencial online da sua marca é vasto e lucrar com isso é possível com marketing e planejamento direcionados.

Conheça realmente seus clientes:

Embora você já saiba tudo sobre seu produto ou serviço, é essencial deixar isso de lado e conhecer de verdade seus clientes. Ao fazer isso, você pode criar uma estratégia de marketing melhor que atraia eles e outros clientes em potencial.

Realize sua própria pesquisa de mercado enviando pesquisas para clientes existentes e pedindo feedback. Estude atentamente as avaliações e comentários dos clientes para ter uma noção do que eles mais desejam. Aprenda tudo o que puder sobre quem eles são, o que querem ou precisam e o tipo de interesses que têm.

Depois de coletar essas informações e começar a entender seus clientes, desenvolva suas personas de comprador. Você os usará para planejar sua estratégia de marketing e o tipo de conteúdo a ser compartilhado.

Construa uma presença significativa nas redes sociais:

Os consumidores hoje gastam muito tempo em plataformas de mídia social. Já que é onde eles estão, é onde você também deveria estar. O objetivo é construir uma presença significativa em uma ou mais plataformas.

Crie seu perfil social para combinar com sua marca e como você se apresenta em seu site. Agora é hora de começar a publicar conteúdo. Considere misturar um pouco às vezes, fornecendo conteúdo informativo, educacional ou divertido para mostrar a confiança e a personalidade de sua marca. Não se concentre apenas em seus produtos ou serviços, mas adicione postagens que falem sobre os interesses e desejos de seu público-alvo.

Os consumidores on-line são altamente visuais hoje em dia, portanto, inclua sempre vídeos e imagens da mais alta qualidade em suas postagens. À medida que você ganha mais seguidores, aumente sua interação com eles respondendo aos comentários. Você pode até usar conteúdo interativo para atraí-los ainda mais.

Fonte: blog.hubspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *